9 dicas para recuperar o crédito inadimplente sem comprometer a relação com o cliente
Hoje, podemos afirmar que nem sempre um cliente em débito é um mau pagador. O desemprego, a instabilidade na renda, o aumento do custo de vida e da inflação, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que em junho de 2021 chegamos a 69,7% das famílias brasileiras endividadas, 2,5% a mais em relação ao mesmo período de um ano atrás.
Neste cenário, realizar um trabalho de recuperação de crédito inteligente, planejado e humanizado, tem sido um fator decisivo para execuções bem sucedidas, que mantenham o cliente em uma zona de conforto segura para voltar a consumir.
Mas, como preservar o negócio, minimizando estes riscos e ainda pensar em crescimento e inovação? A recuperação de crédito e o controle do risco de inadimplência têm papéis fundamentais para alavancar esse desenvolvimento.
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO HUMANIZADA
Quando se trata de recuperação de crédito estão envolvidas questões delicadas em diversos aspectos. É preciso exercer a pressão adequada, que estabeleça um contato eficaz, mas sem causar constrangimento ao devedor. Todos sabem o quão difícil é conquistar novos clientes, mantê-los e fidelizá-los, por isso estratégias bem planejadas são tão necessárias.
Negociar dívidas sem arranhar a imagem do cobrador exige uma postura humanizada e de empatia. Ao mesmo tempo, uma cobrança amigável também precisa ser eficiente, evitando ao máximo que a empresa precise chegar à negativação do cliente.
A HoldBrasil é uma empresa focada em soluções financeiras conectadas com o futuro, não só no uso de inovações tecnológicas, mas também compreendendo a necessidade de se criarem relações de consumo mais equilibradas e harmônicas. Veja algumas dicas que separamos:
- Mantenha o banco de dados sempre atualizado. Quanto mais se sabe sobre o cliente, maiores são as chances de soluções amigáveis. Relações mais próximas também contribuem para minimizar riscos de não pagamento por esquecimento, além de facilitar uma aproximação caso seja necessária a cobrança.
- Ofereça bons negócios. Quanto melhor for a sua negociação no ato da compra, menor a chance de inadimplência.
- Planeje a ação de recuperação. Identifique os inadimplentes, faça um mapeamento dos motivos, categorize os níveis e crie perfis.
- Use estratégias personalizadas. É necessário, por exemplo, ter um especialista com sensibilidade para identificar a melhor hora, o melhor tom de voz e a melhor argumentação para cada perfil.
- Identifique as necessidades. Com a técnica adequada, descubra quais soluções podem levar à negociação da dívida, como valores, prazos, juros e condições necessárias.
- Ofereça soluções amigáveis. Com os dados dos clientes em mãos e empatia, chegou a hora de oferecer soluções que sejam boas para ambas as partes e quanto mais opções, maiores as chances de acordo.
- Fidelize seu cliente. Grande parte dos clientes encontram-se fragilizados quando em situação de dívida. Ao mostrar que a empresa entende suas dores e busca soluções personalizadas, pode-se salvar a experiência da compra, cuja excelência é tão sonhada.
- Proteja a sua imagem. A transformação digital trouxe mais vulnerabilidade às marcas. Depoimentos em fóruns e redes sociais têm cada vez mais alcance e caso um cliente se sinta desrespeitado na cobrança, além de não voltar a consumir, ainda pode influenciar a opinião pública contra o negócio.
CONTROLE DE RISCO
Este controle é tão (ou mais!) importante que a recuperação de crédito. Trabalhar de forma preventiva e minimizar os riscos de inadimplência corroboram para uma gestão
financeira mais saudável, capaz de dar sustentabilidade ao desenvolvimento do negócio.
A análise de crédito precisa ser, sobretudo, ágil e eficaz. Existem diversos fatores, que vão além do score do cliente, que podem levar a diagnósticos mais precisos sobre a sua segurança. A atualização das informações no mercado nem sempre têm a velocidade que é necessária e por isso um controle atento pode fazer toda a diferença.
Além disso, a HoldBrasil, que trata a gestão preventiva como algo fundamental no controle de riscos, desenvolveu soluções como o Preventive Charge e o Preventive Charge Alert:
Preventive Charge:
Ação semelhante a um atendimento de pós-venda, em que consultores entram em contato com o cliente para identificar se há algum problema com a compra e reforçam a
necessidade do pagamento até a data combinada. Esta estratégia funciona como um aviso prévio, que invalida alegações de desconhecimento do débito.
Preventive Charge Alert:
Por e-mail, SMS e/ou WhatsApp, o cliente recebe um “alerta” de que a conta está próxima de vencer. Na mensagem é disponibilizado um link para emissão de 2ª via de
boleto e/ou formulário de pesquisa para qualquer segmento de atuação, seja B2B ou B2C.
UMA ÚLTIMA DICA
Pela necessidade técnica, tecnológica e de treinamento necessário para seguir essas dicas, uma empresa precisaria investir num departamento especializado para estabelecer um compliance de cobrança, o que pode gerar altos custos.
Por mais que o mercado ofereça ferramentas automatizadas e empresas de recuperação de crédito, é necessário contar com pessoas capazes de gerir as negociações de forma estratégica e humanizada, potencializando ao máximo a eficiência das soluções tecnológicas.
Cobrar efetivamente sem comprometer o relacionamento com o cliente precisa de dedicação exclusiva e expertise como a que a HoldBrasil pode oferecer.
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