A segurança da informação de seus fornecedores também é sua responsabilidade
Com políticas de compliance e de segurança de dados cada vez mais exigidas, empresas sérias precisam manter-se rígidas e atentas em toda a sua cadeia de produção e distribuição, cuidando também para que fornecedores cumpram todos os requisitos esperados de proteção.
Não existe uma empresa que desenvolva todos os seus processos sem o apoio de algum fornecedor, sendo, inclusive, muitos os casos em que atividades realmente importantes são terceirizadas com a ocorrência de compartilhamento de dados sigilosos e sensíveis da organização.
Estar atento à segurança da informação do fornecedor é estar atento à sua própria proteção, pois ela não tem como ser eficiente se não for 100% confiável em todas as etapas.
O vazamento de dados, com a evolução da sociedade e negócios da era digital, tornou-se um grande desafio que exige cuidados extremos, sendo um dos fatores que deve receber maior atenção dentro do negócio para resguardar a empresa de problemas que podem ser realmente graves.
Veja alguns exemplos de perigos relacionados ao vazamento de dados:
-
-
-
- Penalidades legais para a empresa (incluindo multas e sanções administrativas), como as advindas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Comprometimento da imagem do negócio junto a clientes, investidores e mercado de forma geral.
- Desaceleração e até interrupção na produção.
- Diminui a competitividade empresarial.
- Deixa os proprietários dos dados vasados vulneráveis a chantagens, golpes e diversos prejuízos financeiros e administrativos.
- Facilita a espionagem corporativa.
- Redução de lucros com a combinação dos fatores acima.
-
-
Uma medida básica para apoiar a gestão da segurança de dados sobre um fornecedor é a análise de riscos para entender o grau de confiabilidade dos seus padrões e se ele se enquadra no que é esperado pela empresa em seu compliance.
Podemos explicar a análise de riscos como um método que tem como objetivo identificar, avaliar e gerenciar riscos na contratação de fornecedores que podem impactar diretamente na segurança corporativa da empresa. É composta por questionários aprofundados e diversas formas de investigações, envolvendo diferentes departamentos como compras, tecnologia, segurança, jurídico e outros dependendo do tipo de negócio.
São avaliações complexas, pois podem envolver até mesmo outras empresas ou colaboradores terceirizados pelo próprio fornecedor para atender ao serviço contratado e por isso a responsabilização deve ser clara e transparente nos contratos firmados.
Fornecedores também podem ser categorizados em perfis de risco diferentes, adequado ao tipo de acesso e processo para os quais estão sendo contratados, determinando quais cuidados e penalidades podem ser impostas dependendo deste grau de risco.
Ou seja, quanto maior o compartilhamento de dados sensíveis e sigilosos com o fornecedor, mais cuidado deve haver no processo de contratação e análise de riscos, exigindo-se, em contrato, programas de segurança completos com gerenciamento eficaz das políticas de segurança e testes constantes de monitoramento, por exemplo.
Importante ressaltar que tais cuidados não devem ser atribuídos somente a novos fornecedores, mas deve ser uma prática rotineira de controle também sobre os fornecedores já existentes, a fim de certificar-se de que continuam cumprindo as normas estabelecidas.
Algumas medidas preventivas que devem ser adotadas são as avaliações constantes (como já citado), treinamento regular de colaboradores, disseminação contínua das políticas e procedimentos internos de segurança, uso de controles criptográficos, certificações de proteção e diversas outras, principalmente relacionadas às boas práticas em segurança digital.
Com essa metodologia, outros aspectos podem ser avaliados como o controle da qualidade geral do produto ou serviço entregue, garantindo uma cadeia cada vez mais eficiente.
Uma tentativa de ataque à segurança da informação normalmente terá como alvos principais elos fracos do processo e por isso fornecedores são tão visados. Por esse motivo, não deve haver afrouxamento: o controle de segurança de informação da empresa contratada deve ser capaz de mitigar riscos e perdas financeiras e de imagem do seu contratante.
A fintech HoldBrasil, como especializada em recuperação de crédito para o setor B2B, possui rígido compliance em sua governança corporativa, atendendo a todos os critérios protetivos que uma empresa confiável deve oferecer.
Todo o trabalho é pautado em princípios éticos, com total transparência e adequação às normas legais vigentes, protegendo nossos clientes e os clientes de nossos clientes contra qualquer tipo de ameaça.
Quer segurança em seus negócios, de ponta a ponta? Na recuperação de crédito, conte com a HoldBrasil!
Sorry, the comment form is closed at this time.