Como escolher o melhor método de cobrança para a minha empresa?

A inadimplência empresarial é um problema comum no Brasil. Muitas empresas enfrentam dificuldades pela falta de pagamento de clientes, gerando impactos negativos em suas finanças e operações. 

A situação pode ser especialmente desafiadora para micro e pequenas empresas, que geralmente têm menos recursos para lidar com a inadimplência. E durante a pandemia houve um agravamento neste cenário, que tornou a gestão financeira ainda mais complexa – apesar de parecer que foi um evento distante, até hoje seus reflexos são sentidos na economia.

A inadimplência pode ter diversos impactos negativos para as empresas, pois afeta diretamente o fluxo de caixa, dificultando o pagamento de despesas e comprometendo a saúde financeira do negócio.

O que leva ao terrível efeito cascata, quando, para cobrir os prejuízos causados pela inadimplência, a empresa precisa recorrer a empréstimos ou financiamentos, aumentando o endividamento e os custos financeiros.

Por outro lado, enquanto as despesas aumentam, clientes inadimplentes reduzem a lucratividade e prejudicam o crescimento do negócio, pois uma empresa que não consegue honrar com seus compromissos financeiros ou tem seu desenvolvimento ameaçado, perde a reputação perante fornecedores, bancos e outros parceiros, dificultando futuras negociações e parcerias.

Para lidar com a inadimplência é preciso investir em recursos adicionais para cobranças, negociações e até mesmo em medidas legais, gerando custos extras e demandando tempo e esforço da equipe. Porém, para minimizar mais este prejuízo, a empresa pode adotar na sua política de cobrança os métodos que melhor se adequam ao seu perfil e de seus devedores. 

Ao escolher o melhor modelo de cobrança para uma empresa é importante considerar:

 

  • Perfil dos devedores:

Analise o perfil dos devedores da sua empresa. Dependendo do tipo de cliente e da situação financeira, alguns métodos de cobrança podem ser mais eficazes do que outros.

  • Comunicação eficiente:

Escolha um método que permita uma comunicação eficaz com os devedores. É importante manter um diálogo claro e respeitoso para facilitar a regularização da dívida.

  • Custo-benefício:

Avalie o custo de implementação de cada método de cobrança em relação ao benefício esperado. Escolha uma estratégia que seja eficaz, mas também financeiramente viável para a sua empresa.

  • Agilidade e eficiência:

Opte por um método que seja ágil e eficiente, garantindo que as dívidas sejam cobradas de forma rápida e eficaz. Quanto mais rápidas são as soluções, menores as chances de uma cobrança chegar à justiça, o que é mais desgastante financeiramente.

  • Flexibilidade: 

Considere a possibilidade de oferecer opções de negociação e parcelamento aos devedores, tornando mais fácil para eles regularizarem a situação. A negociação amigável ou extrajudicial é a melhor forma de receber uma dívida, pois, além de recuperar o crédito mantendo uma boa relação, o devedor pode se restabelecer de forma mais rápida para voltar a consumir, fomentando a economia.

Escolhendo o método de cobrança de dívidas mais adequado para uma empresa, as chances de recuperar os valores em atraso com mais rapidez e eficiência aumentam e a inadimplência causa menos prejuízos ao negócio.

A fintech HoldBrasil oferece soluções financeiras inovadoras que ajudam as organizações a recuperarem créditos de forma ágil, assertiva e humanizada, evitando litígios e diminuindo as chances de inadimplência. 

Utiliza tecnologias de ponta para apoiar as empresas, oferecendo diversos tipos de soluções preventivas e proativas, que são personalizadas para atender a cada cliente durante o contrato. Dessa forma, suas opções são sob medida para atender a diversos perfis de credores e inadimplentes, sempre com a mesma eficácia para promover equilíbrio e estabilidade financeira para as empresas. 

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