Como evitar a inadimplência no setor B2B

Como evitar a inadimplência no setor B2B

Temer a inadimplência é algo bom. Afinal, ela traz grandes riscos ao negócio e pode ocorrer facilmente, mesmo entre clientes com bons históricos. Mas, o que fazer a respeito? Além de uma boa gestão financeira em aspectos gerais, você sabia que existem estratégias que podem reduzir esse risco?  

Para isso, é importante entender por que ela ocorre, pesquisar sobre métodos adotados com eficiência no mercado para lidar com esse desafio, entender bem o perfil do seu cliente, estar atento às tendências econômicas e mercadológicas do setor de atuação e muito mais.

Dedicar-se a esses assuntos são essenciais para que a inadimplência não prejudique a saúde financeira do negócio, convergindo em uma bola de neve que impacta em todos os setores e desestrutura a gestão de ponta a ponta.

Quando um cliente não paga ao seu fornecedor de insumos, produtos ou serviços, a empresa que realizou o crédito falha com seus próprios fornecedores, com seus colaboradores e com seus acionistas, pois é preciso fazer malabarismos para a conta fechar.

Os motivos que levam um cliente a ficar inadimplente são muitos e têm sido constantemente agravados pelas crises sucessivas pelas quais o país vem atravessando. 

A perda de empregos, o aumento da inflação e a consequente redução do poder aquisitivo das famílias afeta empresas que, em cadeia, impacta posteriormente nas suas relações B2B. 

A má gestão e a falta de planejamento financeiro também provoca desequilíbrio nas contas, assim como a ausência de inovação, uso de tecnologias obsoletas e o desconhecimento dos seus próprios consumidores e mercado de atuação.

Como evitar a inadimplência, passível de acontecer a empresas de qualquer porte e perfil?

1- FAÇA UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA.

Como já foi dito, isso é primordial para evitar a inadimplência: boa gestão, controles estratégicos de cobrança, fidelizar bons clientes, manter equipes capacitadas, e muito mais. Além disso, é a única forma de obter maior lucratividade e visibilidade no mercado para o negócio. 

2- ACOMPANHE OS NÚMEROS DIARIAMENTE.

O controle da inadimplência exige dedicação contínua e qualificada. E mais, soluções rápidas para os desvios encontrados e também atitude para as oportunidades identificadas.

3- SEMPRE VENDA COM NOTA FISCAL.

Além de poupar a empresa de graves problemas legais e tributários, é a única forma da empresa ter o amparo da lei para resolver uma dívida por meio jurídico, se for necessário. E se precisar, conte com a solução Legal Tech da HoldBrasil.

4- USE CONTRATOS PARA GRANDES VENDAS.

Nestes casos, a situação de inadimplência pode ser ainda mais grave se ocorrer. Por isso, fortaleça a negociação com um instrumento legal que ampare judicialmente quanto às garantias, termos de cobrança e multas envolvidas na transação.

5- MANTENHA O BANCO DE DADOS DOS CLIENTES ATUALIZADO.

Isso vale para apoiar tanto a análise de crédito mais segura quanto para a cobrança preventiva, amigável ou legal. Além disso, conhecer bem o cliente é fundamental para o setor comercial e ações de marketing do negócio. 

6- SEMPRE USE A ANÁLISE DE CRÉDITO.

A melhor forma de evitar a inadimplência é conceder crédito somente aos clientes “teoricamente” aptos a sanar a dívida. Para isso, a prévia análise é fundamental. A HoldBrasil oferece uma solução completa, que disponibiliza informações mais aprofundadas para trazer ainda mais segurança. Conheça aqui.

7- PEÇA REFERÊNCIAS DO SEU CLIENTE.

Para reduzir o risco de fraudes, indo além das referências pessoais e comerciais que podem ser forjadas por indivíduos mal intencionados, a solução “Custom Credit Analysis” da HoldBrasil, indicada acima, oferece análise por meio de um departamento jurídico que usa fontes confiáveis e age dentro da LGPD.

8- NÃO ESPERE O ATRASO ACONTECER.

A cobrança preventiva, que é aquela realizada antes mesmo do vencimento da fatura, é uma ótima estratégia para evitar a inadimplência. Neste modelo de ação, por mensagens ou contato direto, o cliente é lembrado pela empresa que a data combinada está próxima, ao mesmo tempo em que se confirma se as condições de entrega estão em ordem para que isso não seja usado como argumento futuro no caso de um eventual não pagamento. A HoldBrasil tem para essa estratégia duas soluções: o Preventive Charge e o Preventive Charge Alert.

9- OFEREÇA BENEFÍCIOS AOS BONS PAGADORES.

Apesar de ser uma “obrigação” pagar em dia, sabemos que por falta de fundos ou até mesmo por estratégia no uso de recursos, muitas empresas atrasam seus pagamentos. Para motivá-las, ofereça benefícios como descontos para pagamentos antes do prazo, crie benefícios de assiduidade e fidelidade e outras ações de recompensa.

10- FACILITE O PAGAMENTO.

A melhor forma de facilitar o pagamento é diversificar as opções, abrindo espaço para transferências, boletos, cartões, pix ou o que mais ajudar o financeiro do seu cliente. 

Por último, mas não menos importante, confie em profissionais capacitados e em empresas experientes para cuidar da gestão de recuperação de crédito do seu negócio. Complicações resultantes da inadimplência podem ser evitadas por meios e soluções fáceis de implementar para quem dispõe da tecnologia certa e de pessoas engajadas em fazer o seu melhor. 

A HoldBrasil é uma fintech que acredita em inovação e em pessoas para oferecer os melhores resultados. Venha nos conhecer!

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