Como indicadores apoiam a gestão de cobrança?
Uma empresa, para manter a saúde financeira do negócio, precisa ter ciência sobre a importância dos indicadores de cobrança para a gestão sadia do crédito e controle da inadimplência.
Em um cenário com muitos devedores, característica comum em momentos de crise, todo e qualquer esforço deve ser direcionado à prevenção da dívida e na resolução de situações básicas.
Existem comportamentos que podemos considerar como padrão entre os consumidores e acompanhá-los gera a possibilidade de criar estratégias a serem adotadas de acordo com cada conduta.
E como administrar e recuperar crédito são essenciais, esses indicadores, essa identificação de comportamento, vai facilitar a rotina dessa gestão para preservar a boa relação com clientes e solucionar pendências financeiras:
1. CPC – Contato com a pessoa certa
Mensura a quantidade de chamadas que foram atendidas, indicando quantas vezes o analista de crédito ou operador conseguiu conversar com o cliente devedor diretamente. Esse índice exclui as chamadas não atendidas ou ligação atendida por pessoa que não é o titular da dívida, ou seja, ele contabiliza somente as oportunidades reais de negociação. O objetivo é reduzir ao máximo um problema comum, que afeta outros passos do processo, que é a perda de contato com o inadimplente.
2. Frequência de contatos
Tanto por ligações ou mensagens, é importante saber qual a cadência ideal, aquela que não perde e nem sobrecarrega o inadimplente com excesso ou falta de contato. Sabendo, por exemplo, em qual quantidade a tentativa pelo canal deixa de ser eficiente, é possível usar esse índice para avançar à próxima etapa de cobrança do processo sem maior perda de tempo.
3. Tempo de duração das chamadas
Existe uma média de tempo considerada mais eficaz para a aceitação de acordo em situações de cobrança. Saber e controlar esse índice entre os analistas faz com que os mesmos se preparem melhor para agir dentro desse prazo durante o contato. Assim como economiza tempo com insistências que pouco resultam em soluções.
4. IAG – Índice de atraso geral
Esse indicador inclui todos os pagamentos atrasados e é fundamental para avaliar se a política de crédito da empresa está sendo aplicada corretamente. Ele atua apoiando a cobrança e a prevenção da dívida, ao indicar o percentual da evolução dos pagamentos realizados em atraso pelos clientes.
5. Prazo médio de recebimento
Como o próprio nome já diz, esse indicador sinaliza o tempo que o cliente usa para realizar o pagamento nas compras a prazo e está diretamente relacionado ao controle do risco de crédito. Ao mostrar quanto tempo um crédito cedido levou para voltar à empresa, políticas de concessão também podem ser avaliadas, como a oferta de desconto para o pagamento à vista.
6. Taxa de conversão
O indicador que avalia a eficácia dos métodos de cobrança mostra, dos contatos realizados, quantos resultaram em acordo. Com esse número (que é uma porcentagem) é possível descobrir quais métodos dão maiores resultados e assim aprimorar a técnica das equipes de forma geral.
7. Taxa de acordo mantido
Acompanhar quantos devedores, de fato, cumprem o acordo estabelecido ajuda a aperfeiçoar as negociações, entender os motivos da desistência e também a dar previsibilidade ao fluxo de caixa para melhor controle financeiro.
8. Valor recuperado
O índice de valor recuperado avalia a qualidade da cobrança ao relacionar o total da dívida e quanto voltou para o caixa em determinado período de tempo. Com esse número é possível rever métodos e estratégias.
Hoje, para uma ação afetiva de recuperação de crédito, não basta conhecer a técnica, saber escolher e interpretar indicadores ou até mesmo possuir uma equipe afiada de abordagem.
Como em tudo no nosso cotidiano, a tecnologia tornou-se essencial também para esse setor, sendo imprescindível, inclusive, para a obtenção de indicadores com precisão e agilidade e até para gerar a possibilidade de novos índices não possíveis de serem avaliados manualmente.
A HoldBrasil é uma fintech de recuperação de crédito, ou seja, nasceu com essência tecnológica. Mas além de ter todos os recursos de última geração que a digitalização oferece, a experiência de seu fundador o faz acreditar também em pessoas.
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