Como o Machine Learning está revolucionando o setor financeiro?
O Machine Learning, ou Aprendizado de Máquinas, é um recurso fundamental dentro do conceito de Inteligência Artificial, que ajuda a identificar padrões e tendências por meio da análise de dados para então resolver problemas de forma ágil.
Quanto mais dados o algoritmo tiver acesso, melhor será o desempenho da tarefa, assim como a extração de insights e previsões neste processo. Bons exemplos são as recomendações de conteúdo que recebemos em streamings, baseadas em nossa preferência de consumo, ou mesmo a tradução automática de textos, que estão sendo aperfeiçoadas diariamente.
Ou seja, o Machine Learning é um sistema que consegue modificar seu comportamento de forma autônoma, com mínima interferência humana, tendo como base a sua própria experiência.
Esse aprendizado constante oferece previsões e possibilita a tomada de decisões mais assertivas de acordo com o contexto, características cada vez mais buscadas por empresas que desejam compreender os impactos das tecnologias disruptivas e potencializar seu relacionamento com clientes, especialmente no mercado financeiro.
Impactos na área financeira A tecnologia de Machine Learning tem potencial para aprimorar muitos aspectos do ecossistema financeiro, e pode ser incorporada em vários processos, desde que seja dada a devida atenção à fatores fundamentais, como infraestrutura eficiente, coleta de informações
adequada e uso dos algoritmos certos. Por possuírem uma ampla base de dados e estarem na vanguarda de diversas inovações disruptivas, as instituições financeiras são excelentes laboratórios para demonstrar o potencial do Machine Learning aplicado ao mundo dos negócios.
Seus benefícios podem ser sentidos em diferentes frentes, desde a mitigação de riscos e combate às fraudes em sistemas de pagamento, até maior produtividade das equipes, segurança de processos e aderência aos critérios de conformidade e compliance. Em resumo, as automações e melhorias contínuas favorecem os resultados da empresa, a tomada de decisão com inteligência e a experiência do usuário com seus serviços financeiros, seja para realizar negociações ou para receber recomendações personalizadas de investimento, por exemplo.
A HoldBrasil reconhece a importância dessa disrupção no setor, e usa a tecnologia de Machine Learning para revolucionar os serviços financeiros tradicionais, com foco na eficiência e na transparência, por isso é considerada a 1ª Fintech de Recuperação de Crédito do Brasil.
Quer saber mais sobre o Aprendizado de Máquinas? Veja o vídeo que fizemos explicando o conceito de forma clara e objetiva, clicando aqui.
Fontes: Tecnoblog, Cantarino Brasileiro.
Sorry, the comment form is closed at this time.