Conheça as soluções preventivas contra a inadimplência da HoldBrasil
A inadimplência não pode ser impedida de acontecer em uma empresa, porém existem soluções preventivas que têm grande impacto na redução de casos e minimização de prejuízos decorrentes.
Com o cenário de crise em que vivemos, é cada vez mais comum pessoas físicas ou jurídicas sem histórico entrarem na lista de não pagadores e manter o equilíbrio quando os recebimentos não entram no prazo é extremamente difícil, afetando diretamente a saúde financeira da empresa.
O gestor que tem um negócio onde o dinheiro não entra no fluxo programado corre grandes riscos, inclusive, de não poder continuar as suas operações. Por isso, a prevenção contra a inadimplência é o primeiro passo para um controle de maior sucesso.
Esse modelo, também chamado de pré-cobrança, é composto por estratégias usadas antes do vencimento da dívida, incluindo a análise de crédito mais minuciosa, lembretes de vencimento e investigação antecipada de inconsistências que podem gerar o não pagamento.
A fintech HoldBrasil com o objetivo de reinventar a relação de empresas com a recuperação de crédito e apresenta, dentre os seus serviços, soluções especialmente criadas para a prevenção:
Custom Credit Analysis
Informações mais precisas e de outras fontes confiáveis (além do que é oferecido pelos players tradicionais do mercado). Com um banco de dados completo e seguindo as normas da LGPD, o negócio consegue reduzir taxas de inadimplência ao ter acesso a informações da Receita Federal, Secretaria Geral da Fazenda, Serasa Experian, SCPC Boa Vista Serviços, Tribunais Federais e Estaduais e Cartórios de todas as comarcas do Brasil. Nesta análise personalizada e detalhada, a empresa consegue mapear dados relevantes para verificar se o seu cliente realmente tem condições de honrar o compromisso assumido.
Preventive Charge Alert
Ferramenta que envia por e-mail, SMS e/ou WhatsApp um lembrete sobre a conta que está para vencer. Neste alerta preventivo é disponibilizado um link para emissão de 2ª via de boleto e/ou formulário de pesquisa para qualquer segmento de atuação, seja B2B ou B2C.
Preventive Charge
Solução preventiva realizada por células criadas para cada cliente. Simula um atendimento pós-venda por telefone, onde consultores entram em contato com o responsável do título a vencer, aproveitando para identificar se há algum tipo de inconsistência no pedido e reforçando a necessidade do boleto ser pago até a data combinada. A estratégia diminui as chances de inadimplência por alegações de desconhecimento do débito ou irregularidades na entrega.
A política preventiva traz diversos benefícios, todos suficientes para fazer qualquer empresa investir na sua implementação, especialmente no mercado B2B, quando os contratos são volumosos e de maior risco:
- Soluciona o problema antes de ele acontecer;
- Poupa esforços e desgastes advindos das ações de cobrança;
- Promove relacionamento amigável e maior fidelização de clientes;
- Reduz a inadimplência em geral, inclusive as geradas por simples esquecimento;
- Cria soluções de negociação mais personalizadas, oferecendo opções que o cliente consegue respeitar;
- Aumenta a segurança e estabilidade da gestão financeira da empresa;
- Contribui para projeções de faturamento mais assertivas;
- Gera condições para um crescimento mais sustentável do negócio;
- Uma carteira de clientes inadimplentes reduzida ou controlada gera maior credibilidade ao negócio perante o mercado e instituições financeiras, favorecendo a aprovação de crédito e contratos;
- Tecnologia e automação organizam e tornam mais seguro e eficiente o processo de cobrança.
Veja algumas outras dicas, além da prevenção:
- Tenha uma política de crédito bem clara e aplique-a sempre e corretamente;
- Mantenha a base de dados de seus clientes atualizada;
- Invista em tecnologia para automação e maior assertividade de processos;
- Invista em um parceiro especializado e de confiança para o controle da inadimplência do seu negócio.
A HoldBrasil, além de soluções preventivas, também tem soluções contenciosas e legais que trazem resultados ágeis e assertivos. Conte com o apoio de especialistas que valorizam a experiência do cliente, promovendo a manutenção de relacionamentos saudáveis que contribuem para a sustentabilidade do negócio.
Fale com um de nossos consultores e durma tranquilo.
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