O que é reputação mercadológica e como a recuperação de crédito pode influencia-la
Ter uma boa reputação mercadológica é essencial para a sobrevivência de um negócio e em plena era digital é cada vez mais importante conquistá-la e mantê-la.
Fazer com que clientes e público em geral tenham uma opinião favorável sobre determinada marca é desafiador, pois existe uma intensa circulação de informações que incluem diversas opiniões sobre experiências de consumo vividas e que precisam ser monitoradas e conduzidas a resultados positivos.
Departamentos de comunicação e marketing das empresas devem ter sempre esse cuidado e é fato que as maiores marcas no Brasil e no mundo já dispensam atenção e investimentos voltados à reputação mercadológica.
Porém, outros setores como vendas e até o financeiro de um negócio, fazem parte do processo de consumo e por isso devem ser igualmente responsáveis pela manutenção de boas práticas no atendimento ao cliente.
Especialistas defendem que somente uma opinião favorável de público e consumidores pode fazer uma empresa ter sucesso. E essa imagem institucional pode ser afetada por inúmeros fatores e comportamentos internos e externos.
Na compra de produtos e serviços, consumidores afirmam levar sempre em consideração a reputação da marca, colocando a necessidade de segurança e de afinidade com valores junto a questões como preço e outras facilidades esperadas, sendo fator determinante em muitas decisões entre concorrentes.
Quando um consumidor faz essa opção, ele espera ser atendido da melhor forma possível em todos os pontos de contato com a empresa e isso inclui possíveis situações de cobrança, das mais simples às mais delicadas.
Empresas que atuam neste momento de forma desorganizada, inflexível e/ou sem empatia afastam clientes, perdendo o dinheiro investido para conquistá-los e dificultando o recebimento dos pagamentos. Além disso, contribuem para o desgaste da reputação mercadológica uma vez que experiências negativas costumam ser levadas às redes sociais com eloquência e atraem a simpatia da audiência na defesa do consumidor.
Uma boa reputação também não se refere somente à imagem que consumidores e público externo têm da marca. Colaboradores também fazem parte desse contexto, assim como o mercado de forma geral, incluindo stakeholders e outras empresas (parceiras ou concorrentes) e bancos. E ter a inadimplência controlada também reflete diretamente na percepção deste mercado.
Estar bem posicionado no conceito de todos implica em destacar-se da concorrência em vendas, ter equipes engajadas em qualidade e produtividade, ser atrativa para talentos e investidores, elevar o valor de ações e ser bem recebida em negociações externas.
Boas reputações são difíceis de serem construídas, tomando tempo, atenção e investimento. Por isso o cuidado com qualquer arranhão deve ser levado a sério e as estratégias que visam esse controle devem considerar o negócio de forma global.
Veja algumas dicas:
- Invista em comunicação incluindo o trabalho de relações públicas e assessoria de imprensa, além de marketing;
- Cuide da cultura empresarial, incluindo valores como transparência, autenticidade, empatia e responsabilidade social;
- Pratique os valores interna e externamente;
- Engaje os stakeholders;
- Invista na imagem institucional da marca de forma global e contemplando todos os departamentos;
- Compreenda que a experiência do usuário começa antes da compra e termina muito além dela e por isso todas as etapas são importantes.
A negociação de dívidas é um momento de grande sensibilidade. Para manter-se no radar positivo de seus clientes, confie em empresas que tratam a recuperação de crédito com empatia, humanização e transparência.
A HoldBrasil alia a todas essas posturas soluções tecnológicas que trazem inovação, eficiência e inteligência estratégica para a prevenção e resolução de conflitos. Saiba como podemos contribuir para a reputação mercadológica da sua empresa tratando a inadimplência com a responsabilidade e seriedade exigida pelo século XXI aqui.
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