O que é uma fintech?
A palavra fintech se originou da contração das palavras em inglês “financial” (fin) e “technology” (tech) e podemos identificá-las como startups que desenvolvem e disponibilizam soluções financeiras digitais por meio de inovação tecnológica.
As fintechs têm como objetivo democratizar e facilitar o acesso aos seus produtos, ou seja, oferecer acesso ao que outras empresas tradicionais do setor financeiro disponibilizam, só que de forma escalável, menos burocrática e por menor custo, usando a tecnologia como fator chave para isso.
Dedicam-se a oferecer novas soluções, agregar mais valor às já existentes, reduzir custos para o cliente e a buscar a maior transparência possível, sendo inovação, tecnologia, especialização, serviços e produtos digitais e modelo de negócio que começou como startup suas principais características.
As fintechs de bancos digitais se tornaram muito populares, mas elas englobam outros segmentos do mercado financeiro:
- Banco móvel ou virtual;
- Big data e modelos preditivos;
- Compliance;
- Crowdfunding;
- Moeda virtual;
- Mercado de divisas;
- Investimento;
- Financiamento;
- Crédito;
- Recuperação de crédito;
- Gestão;
- Gerenciamento de risco;
- Pagamentos e transferências;
- Seguros;
- Segurança e privacidade;
- Consultoria financeira;
- Trading;
- Câmbio;
- Entre outros.
Todas as empresas que oferecem serviços bancários e financeiros são supervisionadas e reguladas pela legislação brasileira, pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional, e por esse motivo, apesar de serem relativamente novas no mercado e digitais, as fintechs são tão seguras quanto as empresas tradicionais – que inclusive também entraram no mercado digital para não ficar atrás na concorrência.
A preocupação com a segurança na instalação de apps, acessos virtuais e uso de senhas deve ser a mesma destinada a qualquer operação digital que realizamos, quer seja por uma fintech ou não. Mas, para gerar ainda mais segurança, existem diversos certificados internacionais utilizados para garantir proteção a seus usuários.
Basicamente, o cliente deve ter os mesmos cuidados entre empresas que atendem fisicamente e digitalmente.
Quanto ao armazenamento e manuseio de dados, como todas as empresas, as fintechs devem manter compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo transparência de processos e privacidade.
E além de tão seguras quanto instituições tradicionais, as fintechs entregam vantagens únicas:
- Seu formato digital permite a otimização do investimento e consequentemente oferta de produtos e serviços por menor valor aos clientes (ou mesmo por custo zero).
- Por sua característica inovadora, disponibiliza muito mais ofertas de serviços do que os existentes no passado.
- Acesso democratizado, especialmente para pessoas de menor renda, por existir menos burocracia e exigências na hora da contratação.
- Serviços mais rápidos e fáceis de serem utilizados; está tudo na palma da mão.
- Aquecimento do ambiente de negócios e consumo, incluindo incentivo a micros e pequenos empreendedores, pela maior facilidade de acesso a crédito e financiamento.
- Obrigatoriedade de fortalecimento da segurança digital para os usuários como um todo.
A fintech de recuperação de crédito HoldBrasil, além de possuir as características e vantagens comuns ao segmento, investe continuamente em desenvolvimento tecnológico e humano para garantir que a digitalização possa ser explorada em todo o seu potencial.
Seu foco está na experiência do cliente para garantir soluções ágeis, assertivas e que mantenham a relação saudável entre devedor e credor. Conheça a HoldBrasil!
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