O que são indicadores de liquidez e para que servem
Indicadores de liquidez são índices usados para avaliar a capacidade de uma empresa de honrar suas obrigações financeiras, ou seja, são ferramentas de análise sobre a sua capacidade de pagar dívidas assumidas.
Os indicadores são obtidos por meio de dados sobre a saúde financeira do negócio e são classificados em 4 tipos: liquidez seca, liquidez corrente, liquidez geral e liquidez imediata. Eles apontam a qualidade da administração do fluxo de caixa e quando é bem administrado, é dito que a empresa possui alto grau de liquidez.
Os cálculos de liquidez utilizam informações do balanço patrimonial, como ativo e passivo circulante, pois determinam a facilidade que esses elementos podem ser convertidos em dinheiro sem perder o seu valor (quanto maior a liquidez, mais fácil a conversão em dinheiro).
Com os indicadores de liquidez uma empresa pode ter em mãos: o grau de risco de inadimplência em relação a compromissos assumidos, dados para decidir a melhor opção entre desfazer de um patrimônio ou contratar mais crédito se for necessário para o pagamento de uma dívida, se o fluxo de caixa está exigindo redução de custos, quanto de dinheiro é preciso para a sustentabilidade do negócio e outras informações.
Tipos de indicadores de liquidez
Os 4 tipos de indicadores de liquidez variam de acordo com o modelo de prazo e capacidade de pagamento e cada um possui uma fórmula específica para ser calculado. Já a análise desses resultados é basicamente o mesmo raciocínio:
-
- Resultados menores que 1: a empresa não tem como quitar os compromissos financeiros no momento (necessário rever planejamento);
- Resultados iguais a 1: recursos equivalentes ao valor a pagar;
- Resultados maiores que 1: a empresa tem bom grau de liquidez e quanto maior, melhor.
Indicador de liquidez corrente ou liquidez comum
-
- Aponta a capacidade da empresa em honrar suas obrigações financeiras em curto prazo de tempo (próximos 12 meses).
- Referência para boa parte dos pagamentos usuais das organizações.
- Reflete a saúde do caixa.
- Importantíssimo que seu resultado seja maior que 1.
- Como calcular: liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.
Indicador de liquidez seca
-
- Aponta quanto a empresa pode dispor de seus recursos circulantes, sem considerar estoques.
- Diz respeito às obrigações de curto prazo.
- Seu valor sempre fica inferior ou igual ao da corrente.
- Como calcular: liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante.
Indicador de liquidez imediata
-
- Conservador.
- Considera todos os valores que estejam à disposição dos gestores, como caixa, investimentos de curto prazo e conta corrente.
- Não leva em conta estoque e contas a receber.
- Está relacionado à capacidade da empresa em lidar com emergências financeiras.
- Companhias com alto grau de liquidez imediata têm uma boa capacidade para lidar com incertezas do mercado.
- Como calcular: liquidez imediata = disponível / passivo circulante.
Indicador de liquidez geral
-
- Médio e longo prazo.
- Considera todos os ativos e passivos da empresa que superem a estimativa de 1 ano.
- Pode ser usado para verificar os últimos anos (se ganhou ou perdeu liquidez).
- Útil para traçar estratégias futuras mais assertivas.
- Como calcular: liquidez geral = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante).
As fórmulas para encontrar os índices, isoladamente, não são úteis para o diagnóstico da empresa. É preciso contar com gestores e equipes com capacidade analítica e aptos a interpretar os dados de forma correta, para que as decisões estratégicas sejam realmente produtivas e assertivas.
Concluindo, os índices de liquidez são essenciais para controlar a saúde financeira da empresa, para as tomadas de decisões estratégicas e no apoio ao planejamento do negócio, além de fornecerem dados que serão usados no mercado para avaliações de crédito e de nível de segurança/rentabilidade para investidores.
E também para fortalecer a decisão de credores e investidores, além das informações sobre liquidez, a HoldBrasil oferece uma análise antecipada de riscos que, produzida por nosso núcleo jurídico, oferece ao cliente dados de fontes confiáveis para que seus negócios sejam firmados com maior transparência e previsibilidade.
Conheça essa e outras soluções da HoldBrasil conectadas com o futuro aqui!
Sorry, the comment form is closed at this time.