O que você precisa saber sobre Open Banking?
Atualmente em implantação no Brasil, o Open Banking é uma tecnologia que promete revolucionar o sistema bancário no País e simplificar a vida financeira da população. A novidade já é realidade em outras regiões do mundo, como União Europeia e Reino Unido, e oferece grandes vantagens como maior concorrência, transparência e eficiência, além da diminuição da concentração bancária.
Na prática, o Open Banking nada mais é do que a abertura dos dados bancários dos clientes para todas as demais instituições financeiras, em um sistema de compartilhamento que favorece a competitividade entre bancos e operadoras. Nele, os dados de clientes são padronizados e distribuídos em uma única plataforma integrada e segura (API), que será regulada pela autoridade monetária brasileira, possibilitando que o cidadão contrate produtos e serviços de diferentes instituições, e não apenas do banco em que já possui conta. Assim o público ganha flexibilidade para adquirir o que considerar mais vantajoso para o seu perfil, de forma totalmente personalizada, “montando seu próprio banco” com o que há de melhor no mercado.
Expectativas para o Brasil A adoção do Open Banking será uma inovação muito importante para o sistema financeiro do País, assim como foi a criação do PIX por exemplo, pois irá digitalizar, agilizar e simplificar diversos processos, tanto para o cidadão quanto para as instituições financeiras.
Um bom exemplo prático dessa mudança é o acesso ao histórico de bom pagador de uma pessoa que foi cliente de um banco por muitos anos. Antes, ela perdia as “vantagens” desse bom relacionamento quando precisava mudar de banco, mas com o Open Banking essas informações serão levadas com ela na hora de contratar qualquer serviço, o que irá facilitar sua obtenção de crédito e melhorar a análise de risco das instituições, que terão dados concretos para saber se o cliente é um bom ou mal pagador. Com isso, a ideia é criar produtos e serviços sob medida e com preços mais atrativos para a necessidade do cliente, com base nos seus dados de consumo, renda e transações financeiras. Lembrando que, assim como o PIX, a participação no Open Banking será opcional para o cliente, que pode escolher se deseja que seus dados sejam compartilhados ou não nesse novo sistema, mas são tantas vantagens envolvidas que provavelmente a maioria das pessoas vão adotar essa inovação com o tempo. No momento o Brasil está em fase de implantação do sistema, mas a expectativa é que ele esteja disponível para uso da população no 1º semestre de 2022.
Vantagens do Open Banking uma das intenções do Banco Central com o lançamento do Open Banking é diminuir a concentração bancária no Brasil, já que apenas 5 bancos possuem mais de 80% do mercado. A novidade irá aumentar a competição entre instituições de diferentes portes, por diminuir a assimetria das informações financeiras, já que elas estarão disponíveis para todos, proporcionando maior igualdade de condições em termos de ofertas. A atuação das empresas menores em nichos específicos, por exemplo, fará com que os grandes bancos diminuam suas margens para não perder clientes, resultando em tarifas bancárias mais baixas. E quem ganha com isso é a população, que terá acesso a produtos e serviços cada vez mais competitivos. Outro ponto positivo será a facilitação na concessão de crédito, premiando os bons pagadores independente dos bancos que eles são clientes, e permitindo que as instituições tenham uma visão mais ampla desse cenário, com taxas mais certeiras ao perfil de risco do tomador do empréstimo.
Dessa maneira, o acesso a taxas mais atrativas será disseminado pois todos bancos conhecerão a capacidade de pagamento do cliente em questão, e como tudo será feito via uma plataforma comum, o processo se tornará muito mais ágil, barato e menos burocrático. Além disso, com todas as ofertas reunidas em um mesmo lugar, o cidadão ganhará facilidade para comparar serviços entre as financeiras, como o custo de seguros, a rentabilidade de investimentos e dos demais produtos bancários.
Assim como a ascensão das Fintechs, a evolução para o Open Banking é mais um marco importante de disrupção no universo financeiro, que enxerga na tecnologia uma oportunidade de integrar e revolucionar a forma como os negócios são feitos, com eficiência e transparência. A HoldBrasil reconhece o valor dessas transformações e estimula a inovação em cada detalhe da sua jornada para potencializar a recuperação de crédito no Brasil.
Sua empresa precisa de apoio no assunto? Fale com nossos especialistas por aqui.
Fontes: G1, Biz Capital.
Sorry, the comment form is closed at this time.