Os benefícios da negociação de inadimplência para o seu negócio
A renegociação de dívidas de forma amigável é uma excelente alternativa para empresas que buscam melhorar sua saúde financeira. Mas antes de explicarmos os benefícios dessa estratégia precisamos contextualizar um pouco o cenário brasileiro no momento. Primeiramente, a inadimplência nada mais é do que o descumprimento de uma obrigação financeira, ou seja, quando o pagamento de uma conta não é realizado até a sua data de vencimento.
De acordo com mapeamento do Serasa Experian de maio, existem cerca de 62,5 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil, com a dívida média calculada no valor de R$3.937,98, o que representa quase 3 salários mínimos. Apesar do percentual de pessoas com contas em atraso ter registrado queda de 4,14% em comparação aos últimos 12 meses, a tendência de endividamento continua alta no País, devido a diversos fatores como a pandemia, a economia instável, a falta de planejamento e controle financeiro, e principalmente o elevado índice de desemprego.
Entre as áreas que mais concentram as dívidas dos brasileiros destacam-se as faturas do cartão de crédito e pendências de outros serviços bancários (28,6%), dívidas em utilities, como contas de água, luz e gás (23,6%) e o segmento de varejo (13,1%). Praticamente 50% dos devedores são mulheres, e a outra metade são homens, porém elas se destacam por tentarem negociar mais suas dívidas em busca da regularização (53% contra 47% do público masculino).
Assim como as pessoas, as organizações também podem ser inadimplentes, atrasando pagamentos de salários, fornecedores e até mesmo órgãos federais. Todos estão sujeitos a este tipo de situação, mas o que faz toda diferença é a postura de se mostrar disposto a negociar essas dívidas.
Impactos positivos da redução na inadimplência Uma empresa que controla seu número de inadimplentes consegue evitar danos ao seu fluxo de caixa e à sua operação como um todo, favorecendo uma gestão financeira muito mais eficaz.
Mas para isso, é preciso ter muito cuidado na hora de cobrar o cliente endividado, visando manter o bom relacionamento e o posicionamento da marca como sua parceira, afinal, essa tarefa é muito delicada, ainda mais em um cenário tão desafiador como o que vivemos atualmente. O segredo do sucesso é propor uma negociação de pagamento que fique bom para ambos os lados, com uma postura amigável e respeitosa que preza pelo cultivo de relações saudáveis com endividado, seja clientes, parceiros ou fornecedores. Manter um canal aberto de comunicação para que o próprio inadimplente possa entrar em contato, oferecer meios de negociação assertivos e saber manter a resiliência e a empatia durante este processo é essencial. Dessa forma, a empresa consegue:
Aumentar sua lucratividade;
Controlar melhor seu fluxo de caixa;
Fidelizar clientes;
Ganhar competitividade no mercado;
Melhorar sua imagem e credibilidade;
Potencializar os seus relacionamentos;
Ter uma maior previsibilidade dos recebimentos.
Outra maneira eficiente de reduzir índices de inadimplência é realizar a cobrança preventiva, ao lembrar o cliente de forma sutil sobre o prazo de vencimento antes que ele aconteça, seja entrando em contato para oferecer algum auxílio ou confirmar se está tudo certo com o produto/serviço recebido.
Mas para garantir o sucesso dessas negociações é importante contar com uma equipe dedicada que cuide disso para sua empresa, evitando o acumulo de funções entre o time interno. Por isso, a terceirização se mostra uma excelente solução para resolver questões de inadimplência.
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Fonte: Correio Braziliense
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