1. OBJETIVO
Este documento apresenta as diretrizes para atuação da Hold Brasil (Hold), a fim de manter estrutura de gerenciamento de riscos de Compliance aderente às melhores práticas de mercado, compatível com a natureza, o porte, a complexidade, a estrutura, o perfil de risco e o modelo do nosso negócio.
2. ABRANGÊNCIA
Esta Política abrange todos os colaboradores da HoldBrasil.
3. PRINCÍPIOS
A Diretoria da Hold estabelece um planejamento estratégico, que conta com desdobramentos periódicos, capazes de:
São princípios éticos da Empresa:
3.1 INTEGRIDADE
A empresa mantém uma estrutura de controles internos contemplando os seguintes tópicos:
3.2 SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES
As atividades de registro, controle e conferência das operações serão realizadas por colaboradores diferentes daqueles que realizaram as operações.
Os procedimentos de pagamento/recebimento são segregados das áreas com atividades operacionais.
Tal iniciativa visa minimizar a exposição da empresa a riscos operacionais. Basicamente, podemos definir o termo “segregação de funções” como:
3.3 CONFLITO DE INTERESSES
Definimos Conflito de Interesses como uma ação ou participação (direta ou indireta) de qualquer profissional ligado à empresa em situação que:
Devem ser considerados os seguintes fatores para avaliar e evitar situações que possam envolver conflito de interesse:
A. PRIMEIRA LINHA DE DEFESA
ÁREAS ADMINISTRATIVAS E DE NEGÓCIOS
É composta pelos controles operacionais das próprias áreas administrativas e de negócio. Por estarem mais próximas da execução das atividades cotidianas, os colaboradores e gestores diretos são responsáveis por verificar os riscos de Compliance, atrelados a suas atividades, implementando controles preventivos em seus processos de trabalho.
B. SEGUNDA LINHA DE DEFESA
CONTROLES INTERNOS
Os controles internos servem para auxiliar os gestores na identificação dos possíveis riscos e no desenvolvimento de outros controles, para a mitigação de suas consequências.
Esses controles são verificados e atualizados nas normas internas.
A REMUNERAÇÃO
A remuneração dos colaboradores está compatível com as atribuições dos cargos, a fim de não incentivar comportamentos que elevem a exposição ao risco. Está adequada para o desempenho dos negócios, de forma a não gerar conflitos de interesse.
C. TERCEIRA LINHA DE DEFESA
AUDITORIA
A terceira linha se resume na atividade de auditoria, a qual tem como objetivo uma avaliação objetiva e independente da gestão dos riscos, controles e governança da empresa.
4. RESPONSABILIDADES
DIRETORIA
Tem como objetivo assegurar:
4.1 DEMAIS ÁREAS
5. CONFIDENCIALIDADE
Manter a confidencialidade é importante no sentido de evitar que informações sensíveis sejam utilizadas para benefício próprio ou de terceiros.
5.1 ACESSO ÀS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
A Hold proporciona sistemas de computação, telecomunicação e mídia compatível com a estrutura de seus negócios para que todas as áreas tenham independência e livre acesso às informações necessárias para o exercício de suas atribuições (com controle de senhas e acesso).
5.2 DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE COMPLIANCE
Periodicamente a Hold envia comunicados relacionados aos assuntos de Controles e Compliance com o objetivo de disseminar as diretrizes dos temas.
5.3 SISTEMA DE NORMAS E POLÍTICAS INTERNAS
As áreas devem manter atualizadas todas as normas e demais documentos que norteiam suas atividades e processos. Este procedimento é imprescindível para atender os trabalhos da auditoria e para o mapeamento dos riscos das atividades.
5.4 SANÇÕES
O descumprimento das diretrizes implicará na aplicação de sanções administrativas, cíveis e penais quando cabíveis.
Na primeira violação, o usuário será notificado do descumprimento das normas, caso haja uma segunda violação, será advertido, por escrito.
Será dada ciência ao superior imediato do colaborador para a tomada de medidas administrativas. O colaborador poderá receber advertência administrativa, ser suspenso ou desligado da empresa.
Não é necessário que haja gradação nas punições do usuário, que poderá ser dispensado, sem antes ter sido advertido ou suspenso, desde que o seu superior imediato entenda que a falta por ele cometida seja realmente grave.
5.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Qualquer tipo de dúvida sobre esta Política, poderá ser esclarecida com o Encarregado de Dados ou com a área Jurídica.
Casos omissos serão deliberados pela Diretoria da Hold.
6. APROVAÇÃO E VIGÊNCIA
Esta Política foi aprovada pela Diretoria, a via original está disponível com o Encarregado de Dados e estará em vigor na data da sua publicação.