Por que contratar uma fintech para recuperar seu crédito?
As relações de consumo atuais exigem boas experiências, quer seja na aquisição ou na negociação de dívidas. Se uma empresa deseja recuperar, além de seu crédito, também as chances de voltar a ter esse cliente consumindo o seu produto ou serviço, precisa cuidar da sua cobrança da forma mais profissional e humana possível.
Soluções em gestão preventiva e recuperação de crédito inteligentes são capazes de diminuir os riscos do negócio e proporcionar condições para o seu desenvolvimento. Mas onde entram as fintechs nesse cenário?
Fintechs, em primeiro lugar, são startups do mercado financeiro, que escalam produtos e serviços voltados a esse setor com o suporte da tecnologia. Com essa característica, oferecem mais rapidez, mais eficiência, mais transparência, menos burocracia e menos custos operacionais, trazendo inovação.
Quando falamos em fintechs, falamos de empresas capazes de entregar resultados com excelência de forma mais barata e ágil. Dentro do setor podem se especializar em nichos como empréstimos, pagamentos, seguros, investimentos, gateways de pagamento, crédito, gestão e recuperação, entre outros.
Em relação às empresas tradicionais, seus diferenciais são o porte, o foco em áreas específicas e as ferramentas tecnológicas oferecidas.
As fintechs de negociação de dívida estão entre as que mais crescem atualmente, mostrando resultados capazes de dar fôlego à retomada econômica com a reabilitação de crédito dos consumidores e recuperando o caixa de empresas para que minimizem seus prejuízos.
A tecnologia aplicada às soluções de uma fintech de recuperação de crédito, como a HoldBrasil, permite uma gestão mais inteligente da dívida, inclusive atuando na prevenção com ferramentas personalizadas.
Em negociações, torna a ação mais efetiva com o uso de banco de dados atualizados e completos (respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), que propicia a busca de soluções mais personalizadas à necessidade de cada inadimplente, facilitando a sua recuperação financeira.
Além disso, entregando sua cobrança a uma fintech, a empresa economiza o investimento necessário para uma estrutura própria e aproveita-se de sua especialização e expertise, enriquecida todos os dias pelas experiências vividas exclusivamente se dedicando a esta finalidade.
Na gestão preventiva, a tecnologia dá suporte para ferramentas que possibilitam a análise de crédito mais rigorosa e ágil, reduzindo os riscos ao classificar clientes com mais ou menos propensão ao pagamento. A tecnologia machine learning também ajuda na identificação de comportamentos suspeitos (risco de fraudes).
E com todo o contexto tecnológico envolvido, faz-se necessário chegar aos resultados esperados com a atuação de pessoas especializadas, capazes de extrair o melhor em cada negociação. Afinal, a situação é delicada e exige empatia e experiência do cobrador para que a situação saia do impasse.
Podemos dizer que o mercado financeiro nunca mais foi o mesmo com o surgimento das fintechs. A HoldBrasil, por exemplo, além da inovação tecnológica, preocupa-se em estabelecer mudanças comportamentais, mais humanizadas, capazes de recuperar o crédito de forma que o devedor saia satisfeito com a experiência e potencialmente pronto a voltar a consumir.
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