Por que é importante tratar a inadimplência preservando o relacionamento com o cliente

Por que é importante tratar a inadimplência preservando o relacionamento com o cliente

O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian trouxe um recorde histórico no mês de outubro, quando atingiu mais de 6,33 milhões de empresas com o nome no vermelho. No comparativo, em 12 meses, quase meio milhão de negócios se tornaram inadimplentes e cada CNPJ negativado tem hoje em média 7 contas atrasadas.

O mesmo relatório aponta que a maior parte das empresas inadimplentes atua no setor de Serviços (53,4%), seguidas por segmentos de Comércio (37,6%), Indústria (7,8%), Primário (0,8%) e Outros (0,4%).

Já em relação ao porte, as micro e pequenas empresas representavam 5.6 milhões dos negócios com o nome negativado em outubro (52,3% Serviços, 39,3% Comércio, 7,9% Indústrias e 0,5% “Demais”). Por região, o Sudeste teve a maior participação com 52,9%, seguido por Nordeste (16,6%), Sul (16,3%), Centro-Oeste (8,9%) e Norte (5,3%). 

São diversos os fatores que levam um negócio a ficar inadimplente. Com a inflação e o desemprego em alta, o poder de consumo da população sofre grandes perdas, afetando a aquisição de produtos e serviços, desestabilizando o fluxo de caixa das empresas e a economia como um todo.

Além disso, muitos negócios sofrem com a falta de planejamento financeiro, com o desconhecimento sobre seu próprio consumidor e com tecnologia obsoleta, que hoje afeta diretamente a competitividade mercadológica em todos os setores.

Independente do motivo, a inadimplência traz impactos à sustentabilidade dos negócios (principalmente micro e pequenas empresas, que costumam ter menor reserva financeira), tanto no setor B2B quanto B2C, podendo afetar o aluguel do imóvel e outras contas básicas, a compra de insumos e matérias-primas, o pagamento dos funcionários e a possibilidade de realizar novos investimentos, entre outras consequências que podem chegar até mesmo à falência.

Sob um cenário econômico e administrativo tão complexo e preocupante, realizar a cobrança do crédito de um parceiro comercial pode ser extremamente desgastante. Portanto, é preciso estar atento a condutas que não potencializem o stress já natural da situação.

Estratégias como clareza e transparência, ser proativo (inclusive nas medidas preventivas contra a inadimplência), contar com uma equipe capacitada na gestão da cobrança, oferecer soluções amigáveis e flexíveis para a quitação da dívida e usar a tecnologia como ferramenta para atingir eficiência e agilidade são imprescindíveis para que todo o processo transcorra de forma rápida e com menores riscos de abalo na relação com o cliente.

E, concluindo, por que isso é importante?

Em primeiro lugar, esse cliente é importante para o negócio. Com exceção do perfil conhecido como “mau pagador”, que não tem intenção de pagar a dívida e costuma gerar mais prejuízos que vantagens comerciais, a grande maioria tem potencial para, se recuperar o crédito, voltar a consumir da empresa. 

Já é bastante difundido e comprovado o conceito apresentado pelo economista americano Philip Kotler, de que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual e por isso todos os esforços devem ser direcionados a este fim.

Por outro lado, quando na negociação da dívida, o credor deixa claro para o inadimplente que ele é importante para o seu negócio e que tem interesse real em mantê-lo entre seus consumidores, a receptividade para a solução do problema aumenta, tornando a situação mais confortável para o cliente.

É claro que em muitos casos a solução amigável não será possível e mesmo quando a situação avança para a necessidade de meios legais, tudo deve ser conduzido de forma ética, pois os prejuízos de imagem que podem ser causados por um devedor insatisfeito também são prejudiciais ao negócio.

Boas relações mantêm o negócio saudável, inclusive evitando que a inadimplência ocorra. E quando ela ocorre, facilitam a sua negociação. 

A HoldBrasil é uma fintech que nasceu da inconformidade perante o mercado tradicional, em que a prática de juros e honorários abusivos, além da falta de respeito no trato ao devedor, dificulta a recuperação do crédito, afasta o cliente e coloca em risco a própria saúde financeira da empresa credora.

Nossas soluções estão sempre conectadas ao futuro, com total valorização do fator humano e tecnologia de ponta para aumentar o recebimento de nossos clientes. Conheça a HoldBrasil!

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