Qual a diferença entre Fintech e Factoring?
Os dois tipos de empresa estão relacionados ao setor financeiro, mas elas oferecem serviços diferentes para diferentes cenários. Consultores da HoldBrasil, que é uma fintech de recuperação de crédito, relatam em suas experiências que é comum pessoas confundirem a atuação de ambas e por isso desenvolvemos este artigo para apresentar os diferenciais de cada tipo de negócio.
De forma simplificada, a factoring presta serviços para a antecipação de recebíveis com a venda de direitos creditórios. Já a fintech apresenta soluções financeiras apoiadas em recursos tecnológicos e a sua atuação é ampla, com diferentes empresas prestando diferentes tipos de serviço dentro do mesmo segmento. Veja mais sobre cada uma delas:
Factoring
Também chamada de fomento mercantil por ter o objetivo de facilitar a capitalização, principalmente de micros, pequenas e médias empresas, a factoring alavanca o desenvolvimento dos negócios por permitir o adiantamento de recursos com a compra dos títulos de crédito concedidos pelas empresas, ou seja, antecipa os recebíveis.
Com a contratação, as empresas passam a ter em mãos a disponibilização de mais recursos imediatos, trazendo vantagens como aumento do poder de negociação junto a fornecedores e parceiros, maior facilidade de gestão financeira, eliminação da preocupação e da responsabilidade administrativa para o recebimento no futuro e a transferência do risco da inadimplência.
As empresas de factoring são remuneradas por taxas e juros sobre o valor da dívida e suas operações só podem ser realizadas com pessoas jurídicas, mediante contrato. São levados em consideração como fatores de compra despesas com impostos, despesas operacionais, custos para a realização das cobranças, riscos envolvidos e a oportunidade de lucro e por isso a transação com cada cliente terá valores diferentes.
Fintech
A junção das palavras financial e tecnhology em inglês é usada para denominar as startups ou empresas que desenvolvem e oferecem serviços financeiros digitais, sendo o uso da tecnologia o grande diferencial em relação aos players tradicionais do mercado.
As fintechs disponibilizam diferentes tipos de soluções, inclusive as mesmas das empresas tradicionais, porém com a inovação necessária para atender às demandas da atual era digital da sociedade.
Como a tecnologia é a base de sua atuação e desenvolvimento, as fintechs possuem escalabilidade e exigem menor investimento em estruturas físicas, trazendo como consequência custos operacionais mais baixos e produtos mais baratos para seus clientes, menor burocracia e maior agilidade.
Oferecem soluções B2B e B2C, incluindo cartões de crédito e débito, contas digitais, empréstimos e seguros, entre outras, que podem ser distribuídas nas seguintes categorias:
- Bancos digitais;
- Pagamentos;
- Crowdfunding (financiamento coletivo);
- Crédito, empréstimo ou financiamento;
- Backoffice;
- Criptomoedas;
- Investimentos;
- Controle financeiro;
- Cashback;
- Recuperação de crédito;
- Entre outras.
A fintech HoldBrasil
A HoldBrasil é uma fintech de recuperação de crédito, focada no setor B2B, que oferece segurança e qualidade operacional que se traduzem em mais de 1.5 bilhão de reais negociados em mais de 10 anos de serviços, sendo a primeira do Brasil. Seus resultados também provam sua confiabilidade e credibilidade, representando empresas nacionais e multinacionais de grande importância no mercado.
Como uma fintech, oferece todas as vantagens já associadas como praticidade, agilidade e menor custo de contratação. Porém, seu grande diferencial é a valorização das pessoas como fator essencial para o melhor uso das tecnologias.
A HoldBrasil busca excelência em todas as experiências de compra e relacionamento, exercendo seu trabalho junto a credores e inadimplentes com o mesmo profissionalismo, empatia e assertividade, promovendo respeito, ética e transparência na recuperação de crédito.
Conheça a HoldBrasil!
Sorry, the comment form is closed at this time.