Saiba como a Inadimplência pode prejudicar a sua empresa
Além de gerar impactos profundos e negativos à economia nacional, a inadimplência age diretamente sobre a saúde do fluxo de caixa da empresa, tornando-se uma ameaça à sustentabilidade do negócio.
O risco, que já era crônico, tornou-se ainda maior com a crise pandêmica que ainda se arrastará no ano de 2022, segundo especialistas. Estar ciente do cenário e preparar-se para uma gestão ainda mais inteligente e estratégica será fundamental para todas as organizações.
É primordial compreender o quanto o fluxo de caixa é vital para o negócio e como a sua gerência deve ser especializada e profissional, dedicando políticas de crédito bem elaboradas e adequadas às necessidades da fase mercadológica atual da empresa.
Basicamente, o fluxo de caixa precisa receber mais do que lhe é retirado. É uma lógica simples, porém de controle complexo e, de certa forma, imprevisível. Situações inesperadas adversas podem transformar em inadimplentes clientes considerados confiáveis e embora alguns riscos estejam dentro de margens de segurança, é cada vez mais comum empresas ficarem com a saúde comprometida pelo não pagamento de seus créditos.
O planejamento financeiro deve contar com a imprevisibilidade, e ainda assim garantir, no mínimo, caixa suficiente para as despesas básicas operacionais e produtivas. Quando não há recursos para a cobertura desse déficit, a falência acaba sendo um dos resultados.
Mesmo em médias e grandes empresas, que possuem reservas maiores de garantia para subsistência, a inadimplência traz sérias consequências:
- Problemas na produção e entrega de produtos com a falta de recursos para a compra de matérias primas na velocidade e volume exigido pelo mercado;
- Com atrasos, o relacionamento com o cliente sofre grandes desgastes; já, sem produtos para entregar, o cliente migra para outros fornecedores;
- Fluxos de caixa negativos podem afetar o clima organizacional através da insegurança causada pelo atraso ou não pagamento de salários e/ou benefícios, impactando em toda a produtividade da empresa;
- Afetam também o pagamento de fornecedores, podendo tornar a própria empresa inadimplente no mercado;
- Com fluxo de caixa negativo ou produtividade comprometida, não há chance de lucratividade, pois os recursos disponíveis devem ser direcionados para as contas básicas da empresa;
- Os prejuízos à saúde financeira comprometem a manutenção e desenvolvimento do negócio, podendo incapacitar a empresa de manter-se competitiva no mercado;
- Com um controle ineficaz de inadimplência a empresa tem sua credibilidade e prestígio afetados no mercado, reduzindo suas chances de novos negócios, parcerias e até obtenção de créditos.
Para evitar o efeito cascata que a inadimplência causa no negócio, minimizando os riscos e prevenindo situações adversas, é importante ter uma política de crédito bem elaborada, com uma gestão de concessão e cobrança eficientes:
- Realize análises ainda mais minuciosas e criteriosas antes de aprovar o crédito;
- Invista em uma gestão de pagamentos, cobranças e riscos eficientes;
- Aposte em soluções preventivas, como envio de mensagens sobre a data de vencimento acordada;
- Siga as tendências do mercado, apostando em recuperação de crédito mais personalizada e amigável para melhores resultados;
- Uma vez que não é possível zerar a possibilidade, tenha o plano A, B e até C para minimizar os prejuízos da inadimplência;
- Faça um controle financeiro impecável;
- Trabalhe com prazos;
- Automatize processos para maior assertividade.
A inadimplência é um mal impossível de ser eliminado, sendo um fator que merece atenção sempre redobrada. Impacta a saúde financeira do negócio, podendo-o levar até mesmo à falência, além de ser um grande entrave para o desenvolvimento da economia nacional.
A contratação de empresas especializadas em recuperação de crédito, como a fintech HoldBrasil, é uma solução estratégica inteligente para uma atuação mais profissional de gestão sobre esses riscos, pois oferece benefícios como:
- Exclusão da necessidade de investimento em estrutura própria adequada;
- Resultados mais assertivos devido à expertise e tecnologias oferecidas;
- Manutenção da qualidade da relação com os clientes em razão do foco em fidelização em todas as etapas preventivas e de negociação;
- Propicia ao gestor mais tempo para focar em áreas que precisam também de sua atenção.
Conheça aqui as soluções da HoldBrasil e invista na saúde do seu negócio.
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