Seu negócio está pronto para 2023?
Os cuidados e as ações necessárias para o próximo ano já compõem o seu plano estratégico de 2023? Caso ainda não, a HoldBrasil selecionou algumas dicas para apoiar suas decisões e atrair prosperidade.
A falta de planejamento é um dos maiores fatores do fechamento de pequenos e médios negócios. Sem um plano não existe futuro e nem consciência das necessidades atuais da empresa para que a mesma possa ser sustentável mercadologicamente, mesmo no presente.
O plano deverá nortear as decisões e ações empresariais e acompanhar seus resultados, trazendo como consequência a otimização de tempo e recursos para se chegar onde deseja. Deverá ser flexível o suficiente para que receba ajustes de rota quando necessário, sem que seus objetivos sejam perdidos pelo caminho.
Um planejamento estratégico bem definido e assertivo pode trazer diversas vantagens para a empresa:
- Crescimento do negócio, quer seja em número de vendas ou expansão territorial;
- Ampliação e diversificação das ferramentas de negócio, incluindo os próprios canais de venda;
- Antecipação de cenários negativos internos ou externos, possibilitando medidas prévias para evitar ou minimizar prejuízos;
- Melhor aproveitamento de tendências e oportunidades mercadológicas;
- Consolidar o posicionamento da marca no mercado de atuação;
- Atrair e reter clientes;
- Gerenciamento saudável do negócio, incluindo compliance e financeiro;
- E muitas outras.
Como começar o meu planejamento de 2023 ou dos próximos anos?
Em primeiro lugar é preciso definir aonde você quer chegar. Ao traçar “o” ou “os” objetivos do negócio, todo o raciocínio estratégico do plano será melhor direcionado. As metas estabelecidas para o alcance desse ou desses objetivos devem ser mensuráveis, tangíveis e coerentes com a realidade da empresa.
Sabendo-se onde deseja chegar é preciso agora entender onde a empresa está no momento, por meio de uma análise estratégica do negócio. A análise SWOT é uma ferramenta que permite fazer essa avaliação e diz respeito ao encontro das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio.
É imprescindível entender, a fundo, seu produto ou serviço, mercado de atuação e clientes. Esse domínio garante um melhor posicionamento, aproveitamento de oportunidades e as melhores estratégias para fazer o que você vende chegar nas mãos do consumidor.
Entende o seu negócio, sabe onde está e aonde quer chegar? Então é hora de montar o planejamento das ações, com suas metas e estratégias. Fazer um balanço do último ano pode ser uma ótima forma de entender o que vem dando certo ou errado no desempenho e no alcance do que foi estabelecido anteriormente, para que acertos possam ser aprimorados e erros eliminados nos processos.
O plano deve ter objetivos, metas e ações, assim como a forma de monitorar a sua execução e desempenho por meio da definição de indicadores, além de cronograma, metodologias e atribuição de responsabilidades.
Em um mercado cada vez mais concorrido, ter um plano estratégico bem elaborado pode fazer a diferença para o seu negócio. A HoldBrasil tem como um de seus objetivos promover práticas saudáveis no ambiente corporativo, para que empresas sejam sólidas e competitivas.
Para isso, contribui com soluções inovadoras na recuperação de crédito e implementação de políticas e processos voltados à LGPD, apoiando o compliance e a segurança dos negócios.
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