Tecnologia NFC: o que é o pagamento por aproximação?

Tecnologia NFC: o que é o pagamento por aproximação?

Fazer compras somente encostando o celular ou o cartão na maquininha tem se tornado uma alternativa de pagamento cada vez mais popular no Brasil. As soluções por aproximação, também conhecidas como contactless, representam um importante avanço no mercado financeiro e uma excelente oportunidade para turbinar as vendas no varejo. Mas como funciona a tecnologia por trás dessa praticidade digital?

O que é o NFC?
O NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia de troca de dados sem fio, que acontece pela aproximação de dois dispositivos compatíveis, com chips específicos alocados dentro deles. A comunicação é feita através da indução magnética, em frequências curtas que exigem uma
aproximação de pelo menos 10 centímetros entre a máquina de pagamento e o cartão, smartphone ou smartwatch.
Assim é possível realizar transações em questão de segundos, sem precisar ter contato com a máquina ou digitar sua senha.

Origem, uso e popularização da tecnologia contactless

Apesar de representar uma revolução, essa tecnologia nem é tão nova assim, e surgiu no início dos anos 2000, como uma evolução da RFID, que existe há mais de 50 anos e funciona em distâncias de até 100 metros, por exemplo, em pagamentos automáticos de pedágio.
O NFC está diretamente relacionado aos pagamentos, mas a tecnologia oferece diversas outras possibilidades de uso que já são colocadas em prática sem muitas vezes nem percebermos, como para destravar portas e roletas de transporte público, e até mesmo como
crachás. Segundo uma pesquisa feita pela fintech sueca iZettle, o pagamento por aproximação cresceu quase 40% no Brasil, muito impulsionado pela pandemia, já que as pessoas buscaram maneiras de diminuir o contato físico para evitar a transmissão do vírus.
A popularização dessa alternativa no País é muito promissora e deve continuar acelerada, porém a tecnologia de NFC ainda representa uma parcela muito pequenas dos pagamentos nacionais, devido a três grandes desafios que, no momento, limitam seu crescimento:

 A baixa circulação de cartões com essa tecnologia (apenas 5%);
 O reduzido número de estabelecimentos que contam com máquinas de cartão
compatíveis;
 O limite baixo do valor que pode ser transferido nesse tipo de transação (apenas 50
reais).

Benefícios e desvantagens do pagamento por aproximação Dentre os principais benefícios, podemos destacar a praticidade, a agilidade, o incentivo ao
distanciamento social, o pareamento praticamente instantâneo, o baixo consumo de energia e a segurança na forma do pagamento, evitando esquemas de clonagem de cartões quando eles são inseridos nas máquinas.

Pelo lado das desvantagens estão o limite baixo de valores, os custos de instalação e adaptação das máquinas antigas, que podem pesar no bolso dos comerciantes, e a segurança, que apesar de também ser um benefício apresenta um risco, caso a pessoa perca ou tenha seu cartão roubado ele poderá ser usado com muito mais facilidade por não exigir senha.

E você o que acha dessa tecnologia? Já utiliza pagamentos contactless no seu dia a dia ou prefere meios mais tradicionais? Conta pra gente nos comentários.

Fontes: Tecnoblog, 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.