Use a tecnologia para fazer uma análise de crédito seguro e que gere rentabilidade

Use a tecnologia para fazer uma análise de crédito seguro e que gere rentabilidade

As vendas realizadas sob crédito são comuns e até predominantes em muitos setores e, portanto, podem ser determinantes no sucesso ou não de um negócio. Para que seja rentável, a concessão do crédito precisa ser segura e bem direcionada.

A análise de crédito é o processo que verifica se determinado cliente tem condições de realizar o pagamento acordado. São usadas informações do setor financeiro, de órgãos de proteção ao crédito, cadastros e histórico de compras, sempre respeitando a LGPD nos aspectos necessários.

Essa identificação de perfil permite o oferecimento de crédito mais seguro, a partir do momento que ele informa se há mais ou menos risco de inadimplência, ao mesmo tempo em que permite ofertar condições personalizadas, como necessidade de um valor mínimo ou máximo de compra e taxas de juros e prazos de pagamento que devem ser aplicados, por exemplo.

A análise de crédito deve ser feita tanto por empresas B2B quanto B2C. Veja alguns exemplos do que é necessário:

Pessoa Física

  • Dados pessoais e residenciais completos com comprovantes adequados;
  • Análise do histórico de crédito, por meio da consulta ao score e outros recursos disponíveis;
  • Verificação de renda e se há restrições ao nome (CPF).

Pessoa Jurídica

  • Dados cadastrais completos com comprovantes adequados;
  • Índices de gestão como liquidez, endividamento e taxa de retorno sobre investimento;
  • Informações de receita (balanços, balancetes, holerites e outros documentos importantes);
  • Perfil de crédito que indica o tipo de relacionamento pré-existente com o mercado;
  • Plano de negócios;
  • Referências bancárias, comerciais e restrições existentes (pendências, irregularidades, punições e histórico de pedidos de falência).

QUAIS AS VANTAGENS DE UMA ANÁLISE DE CRÉDITO PROFISSIONAL PARA A EMPRESA?

Estando clara a importância da análise para que a empresa não coloque seu fluxo de caixa em risco, vamos enumerar algumas das vantagens que trazem como consequência rentabilidade ao processo:

  • Aumenta a proteção contra fraudes e reduz os riscos de inadimplência;
  • Traz estabilidade ao fluxo de caixa, permitindo um melhor planejamento do negócio com a saúde financeira controlada;
  • Oferece a possibilidade de relacionamentos mais seguros, rentáveis e fiéis, uma vez que reduz o stress causado pelo não pagamento de crédito.

Boas práticas trazem uma análise segura e consequentemente a necessidade eventual de negação do crédito. Em situações como cliente com problemas na praça, hábitos de mal pagador ou que a análise não atenda aos quesitos básicos, a venda de crédito deve ser negada.

Na dúvida, solicite tantas informações quanto necessário e se for o caso, personalize a concessão que se adeque à sua capacidade de pagamento. Negar crédito é uma solução razoável para todos os envolvidos: o negócio evita a inadimplência e o cliente o endividamento. 

COMO A TECNOLOGIA PODE ALIAR RENTABILIDADE AO CRÉDITO?

Ela é fundamental sob diversas frentes de gestão de riscos: 

  • Fornece dados para estratégias seguras de análise de crédito;
  • Oferece ferramentas preventivas que evitam o não pagamento;
  • Gera dados capazes de proporcionar o aproveitamento do cliente até o limite do seu crédito;
  • Possibilita a gestão de pequenos atrasos, mantendo limites seguros, transformando o pagamento de juros em uma segunda renda. 

Mas atenção, para dar esses passos além na busca por rentabilidade, é necessário ter um controle de excelência sobre seu fluxo de caixa e para isso contar com a parceria de empresas inovadoras, confiáveis e experientes do setor, como a HoldBrasil, é fundamental.

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