Vantagens do E-Commerce para o setor B2B

Vantagens do E-Commerce para o setor B2B

Apesar do grande volume de transações via e-commerce ser focado basicamente no consumidor final, o setor B2B, impulsionado pela aceleração tecnológica que resultou da pandemia, amadureceu também a sua presença nesse meio, possibilitando o desenvolvimento e crescimento dos negócios.

O e-commerce B2B é um canal de vendas de empresas para empresas, incluindo atacadistas, distribuidores e afins. Por ser um setor com características específicas, a ferramenta também deve prever essas peculiaridades. Confira algumas delas:

  • As relações comerciais acontecem sob menos motivações emocionais que no B2C;
  • As condições técnicas e racionais da compra são as mais valorizadas;
  • O cliente B2B normalmente é um comprador profissional, com conhecimento e experiência sobre o produto/serviço e mercado;
  • Na maioria das vezes o comprador não é usuário direto do produto ou serviço;
  • O cliente B2B não compra por impulso, sendo necessárias ações de marketing específicas, como de conteúdo, para chamar a sua atenção e criar autoridade, embasando a sua decisão perante seus superiores;
  • A aceitação do erro no comércio B2B é bem menos flexível, sendo essencial o cuidado com a excelência em todas as etapas da operação;
  • São negociações que levam mais tempo para serem concluídas, principalmente pelos valores e volumes envolvidos.

Confira agora algumas vantagens do e-commerce B2B:

É um setor em pleno crescimento

Cada vez mais compradores dão preferência para os negócios online, trazendo para a vida profissional um hábito cada vez mais solidificado na sociedade.

Facilita a compra recorrente

Por meio online, a compra recorrente, comum no B2B, pode ser facilitada pelo histórico de transações. Além disso, a própria plataforma pode gerar dados para que o marketing intervenha nos períodos certos, lembrando ao comprador que a data para a realização de um novo pedido está próxima, ou até mesmo criando um sistema de recompra programada para a fidelização do cliente.

Oferece a agilidade que o comprador precisa

É a era do imediatismo e respostas rápidas são essenciais. Junto à qualidade global da negociação e entrega, gera a experiência de compra de excelência exigida pelo cliente atual.

Vender 24h sem interrupção

O sistema online permite que a empresa comercialize seus produtos ou serviços de forma ininterrupta, 24h por dia e todos os dias da semana, facilitando, inclusive, as negociações realizadas entre fusos horários diferentes.

Vender sem fronteiras

Com o e-commerce a venda de produtos ganha alcance, atingindo localidades antes impossíveis com uma loja física ou equipes de vendas externas. Além disso, apresenta a possibilidade de expansão do negócio com custo relativamente baixo.

Estratégias mais assertivas

Plataformas de e-commerce permitem a coleta de dados interessantes para o desenvolvimento de melhores estratégias de vendas. A oportunidade de conhecer melhor o cliente, seus hábitos de compra e até mesmo praticar remarketing no abandono de carrinhos no ambiente virtual é possível por ferramentas digitais.

Facilidade de gestão com integração de sistemas

Os sistemas internos como contabilidade, estoque, vendas e etc. podem ser integrados ao e-commerce, facilitando a gestão e aprimorando o desempenho de diversas áreas.

Posicionamento de marketing

Um e-commerce pode apoiar o fortalecimento da marca, mostrando um posicionamento que reflita inovação, por exemplo. Outro ponto que pode ser abordado, entre outros, é que o ambiente de compra digital causa menos impactos ao meio ambiente.

O e-commerce precisa também estar atrelado à cultura da empresa e ter compliance com as leis que regem o setor (em especial a LGPD), além de infraestrutura e qualidade técnica na administração do site e do comércio eletrônico por ele realizado em todas as etapas, desde a exposição correta dos produtos, controle de estoque, formas de pagamento, cadastros e opções de logística, entre outros.

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