Você sabe a diferença entre uma fintech e um banco digital?

Você sabe a diferença entre uma fintech e um banco digital?

Ambos os segmentos estão em alta no mercado, trazendo tecnologia para facilitar a vida do cliente e melhorar as suas experiências nas relações financeiras. E embora os dois possuam algumas semelhanças, fintechs e bancos digitais não são conceitualmente a mesma coisa.

A digitalização já faz parte da nossa rotina e com a ampliação do acesso a recursos que antes eram exclusivos somente a uma parte da população e com o aumento significativo da concorrência entre instituições, assim como em todos os outros segmentos de mercado, os negócios ligados a finanças também precisaram direcionar a rota para um foco total no cliente.

Aplicativos bancários no celular, pix, cartão online, carteiras digitais, QR code e diversos outros serviços digitais têm poupado a ida dos brasileiros aos bancos há muito tempo e este é um cenário que será permanente e cada vez maior no futuro, com agências físicas se encolhendo em todas as cidades.

E com esta nova forma de se relacionar com dinheiro, pagamentos, cobranças e investimentos surgiram as fintechs e os bancos digitais, com suas novas opções e facilidades em produtos e serviços.

Vamos às diferenças entre fintechs e bancos digitais:

  • O que é uma fintech?

Resultado da junção de duas palavras em inglês, financial e technology, a fintech é um modelo de negócio que oferece soluções financeiras por meio de tecnologia, permitindo interações digitais pelo próprio celular, por exemplo.

O objetivo das fintechs é competir com os modelos tradicionais reduzindo a burocracia e os custos aos clientes (devido à necessidade de investimento operacional ser menor) e facilitando a agilizando seus processos.

Uma fintech pode atuar em áreas como financiamento e negociação de dívidas, por exemplo. E nascem como startups devido à sua inovação e poder de escalabilidade nos negócios. 

Podemos também dizer que as fintechs são startups voltadas exclusivamente à soluções financeiras e que nem toda startup é uma fintech.

  • O que é um banco digital?

Apesar da mesma essência tecnológica, os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central e precisam da sua autorização para comercializar seus produtos e serviços da mesma forma que as instituições tradicionais, levando, desta forma, a mesma segurança para o consumidor.

Suas operações ocorrem no ambiente online e, como já dissemos, oferecem menos burocracia e valores mais baixos de contratação, tendo se tornado o grande motivo do acesso à população de renda mais baixa ao mercado financeiro, democratizando operações bancárias como abertura de conta, acesso a cartões de débito e crédito, extratos, transferências, etc.

Os bancos digitais podem ser considerados fintechs, mas nem toda fintech pode ser um banco digital. Além disso, alguns bancos tradicionais também migraram parte de sua estrutura para o digital e, neste caso, também podem ser chamados de digitais.

  • Diferença entre fintechs e bancos digitais:

Regulamentação

Toda empresa que presta serviços financeiros é regulamentada por uma série de regras do Banco Central (Bacen) e do Sistema Financeiro Nacional (SFN), porém os bancos digitais possuem normas e exigências ainda mais específicas. Portanto, uma fintech só pode ser um banco digital se atender a essas regras. Já as fintechs possuem regulamentação desde 2018 no Brasil por meio do Conselho Monetário Nacional (CMN). 

  • Semelhanças entre fintechs e bancos digitais:

Tecnologia

A tecnologia é a característica que está presente nos dois tipos de empresa, sendo o ponto alto de ambas.

Vantagens

Os dois modelos de empresa oferecem vantagens como: custos, taxas e tarifas mais baixas ou inexistentes; praticidade e facilidade de acesso; agilidade e otimização de tempo; diversidade de produtos e serviços.

A fintech HoldBrasil.

A HoldBrasil foi a primeira fintech de recuperação de crédito do país, utilizando há anos Inteligência Artificial e machine learning para aumentar os recebíveis de seus clientes. 

Atua no setor B2B e além da sua veia tecnológica, possui o diferencial de valorizar o fator humano como essencial para o melhor gerenciamento das ferramentas digitais. Assim, investe em capacitação e atualização constante de seus colaboradores, além de promover, como valores inegociáveis, o respeito, a ética e a transparência em todas as suas relações.

Seu objetivo é uma recuperação de crédito que proporcione uma experiência positiva ao cliente, mesmo que em condição de inadimplência, preservando uma relação saudável para futuros negócios. Buscam-se negociações amigáveis e no âmbito legal, quando necessário, oferece núcleo jurídico próprio que agiliza com assertividade os resultados.

Conheça a HoldBrasil e suas soluções conectadas com o futuro para a prevenção, contenção e ajuizamento de dívidas.

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