Afinal, o que é Inteligência Artificial e qual a sua importância hoje?

Afinal, o que é Inteligência Artificial e qual a sua importância hoje?

Há muitos anos a HoldBrasil usa Inteligência Artificial (IA), levando muito mais eficiência aos seus processos. Porém, com a repercussão do Chat GPT, o assunto passou a ocupar grande espaço na mídia, trazendo consigo muitas dúvidas e questionamentos sobre os impactos da sua utilização. 

Fãs de filmes de ficção científica já foram apresentados ao conceito em diversos sucessos do cinema, como 2001 – Uma Odisseia no Espaço, A.I. – Inteligência Artificial, Blade Runner, Ela, Eu Robô, Matrix, O Exterminador do Futuro, Robocop e a animação Wall-E, entre muitos outros, e o que podemos observar é que a IA foi tratada, na maioria deles, como uma grande vilã.

O medo do desconhecido, característico do ser humano, é um dos fatores que alimentou por décadas esse posicionamento, mas com a chegada real da IA em nossas vidas precisamos entender como ela funciona e suas diversas vantagens no nosso dia a dia.

Empresas que acreditam no poder da inovação para ampliar os negócios, como a HoldBrasil, têm despontado como as mais promissoras em seus segmentos, uma vez que a tecnologia se provou essencial em nossas vidas em todos os aspectos.

Desde as tarefas mais simples até as mais complexas, a agilidade e a assertividade proporcionadas pela tecnologia transformaram os processos, e a IA potencializou, também, a nossa capacidade de tomar decisões mais estratégicas com sua capacidade cognitiva e de aprendizado. Ou seja, é uma grande parceria que vemos hoje acontecer nas empresas.

Vamos agora entender, de vez, o que é uma IA?

A IA é uma área da ciência que reúne diversas tecnologias para desenvolver máquinas e sistemas computacionais cada vez mais capazes de realizar atividades humanas de forma autônoma, buscando chegar ao mesmo nível da sua capacidade cognitiva.

Algumas das tecnologias que a compõem são as redes neurais artificiais, reconhecimento de voz e visão, robótica, algoritmos e machine learning, que a abastecem com um gigantesco volume de dados onde ela busca padrões e associações para que possa oferecer o que chamamos de Inteligência Artificial, traduzida pela capacidade de tomar decisões, solucionar problemas e outras habilidades humanas.

A IA, nos últimos anos, revolucionou a maneira com que empresas lidam com seus processos, aprimorando a experiência do cliente, criando um importante diferencial competitivo e se tornando indispensável para aquelas que a adotaram.

Em relação ao trabalho humano/manual, a grande vantagem da IA é a sua capacidade de reunir e avaliar um enorme volume de dados em pouquíssimo tempo. Além disso, máquinas operam sem a necessidade de descanso ou intervalo. Porém, a assertividade das suas decisões é baseada em dados e, portanto, dependentes da qualidade e volume dos mesmos. 

Outro fator importante para o desempenho da IA é o fator humano. Todo o processamento que ela realiza é criado por profissionais programadores que determinam o que fazer e de que forma fazer, assim como somos nós que direta ou indiretamente abastecemos seu banco de dados e comandamos as suas ações, como no caso do Chat GPT, Alexa ou Siri.

Por exemplo, temos visto inúmeros casos em que o chat em moda entrega textos que não correspondem à expectativa do usuário e isso ocorre pelo tipo de informação disponível na web para a realização da sua pesquisa e como a própria pessoa fez o pedido ao programa. Ou seja, ainda somos nós que ditamos as regras.

A IA é classificada em 3 tipos: 

  • Inteligência de Máquina: é a inteligência desenvolvida para executar tarefas específicas, como realizar pesquisa na Internet, jogar xadrez, reconhecer padrões ou aprender com experiências passadas. Essa IA visa aumentar a eficiência de processos com mais agilidade e automação.
  • Inteligência Humanóide: seu foco é a máxima imitação do comportamento humano. Realizam várias tarefas ao mesmo tempo, conversam, tomam decisões, resolvem problemas e até expressam emoções. Estão muito ligadas ao aprimoramento da experiência do usuário. 
  • Inteligência Coletiva: voltada a decisões coletivas, é formada por múltiplos agentes inteligentes que colaboram para resolver problemas complexos. O objetivo é desenvolver sistemas mais sofisticados.

No nosso dia a dia convivemos e interagimos com diversos tipos de IA. Os assistentes de voz Alexa e Siri, os famosos algoritmos das redes sociais, o reconhecimento facial que realizamos em diversos aplicativos, o corretor de texto automático do smartphone e muitos outros recursos são exemplos de Inteligências Artificiais.

Como a Inteligência Artificial potencializa os resultados da HoldBrasil?

A IA é um dos caminhos obrigatórios para empresas que estão à frente do seu tempo e a HoldBrasil, uma fintech que acredita no poder da tecnologia, já a adota há muitos anos em seus processos. Veja como ela apoia as suas entregas:

        1. Melhora as tomadas de decisão, pois são baseadas em processos analíticos, organizados, claros e estruturados por dados qualificados.
        2. Proporciona escalabilidade e precisão, tornando o fluxo de trabalho ágil e assertivo.
        3. Aumenta a automação dos processos, concedendo mais tempo para que as pessoas se dediquem às decisões mais estratégicas do negócio.
        4. Menor custo aos clientes, pois a agilidade dos processos e sua assertividade economiza tempo e recursos.
        5. Possibilita a personalização do atendimento em diversos níveis, aumentando os índices de produtividade e recebimentos.
        6. Oferece previsibilidade para que as soluções oferecidas estejam sempre conectadas com o futuro.
        7. Aumenta todos os níveis de segurança digital.

Apesar das inevitáveis situações controversas sobre o avanço da IA na sociedade, hoje, ela desempenha um papel fundamental para o nosso desenvolvimento científico e econômico. Portanto, podemos concluir que a tecnologia IA está facilitando, e muito, as nossas vidas e ainda temos muito o que aprender e usufruir dela.

Recupere seu crédito com quem está um passo à frente e respira inovação. Conheça a HoldBrasil!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.