Como a IA pode apoiar no desenvolvimento de um negócio

Como a inteligência artificial pode apoiar o desenvolvimento de um negócio

A Inteligência Artificial (IA), desde o lançamento de ChatGPT, se tornou um dos assuntos mais comentados em todo o mundo. Há diversas análises sobre segurança pessoal e de informação, futuro do emprego e até sobre perigos relacionados à sobrevivência da sociedade sendo debatidas por especialistas para encontrar a melhor forma de continuar a desenvolver essa tecnologia com a responsabilidade e a ética necessária.

Por outro lado, a IA apresenta um avanço significativo da qualidade de serviços oferecidos por empresas no mundo inteiro, com diversas vantagens e agilidade que só puderam ser obtidas com o emprego desta inovação.

Antes de apresentarmos os benefícios, vamos ver como especialistas da área definiram o que é a IA:

Uma inovação tecnológica que permite que máquinas/sistemas simulem e executem tarefas de forma autônoma com base em uma inteligência artificial que tem o objetivo de se tornar o mais similar possível à inteligência humana. 

Está ligada à robótica, ao machine learning e deep learning (aprendizagem de máquina), ao processamento de linguagem natural (PLN), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias que se interligam para possibilitar que a máquina possa aprender, se adaptar, se comunicar e tomar decisões baseadas em dados.

Ela funciona combinando as tecnologias citadas com alto volume de dados (Big Data) e algoritmos que permitem ler dados, interpretar informações, encontrar padrões e aprender continuamente.

Vantagens da utilização da IA no ambiente corporativo.

Os benefícios para as empresas são diversos, veja:

1. FACILITA, AGILIZA E MELHORA A TOMADA DE DECISÃO.

Por meio de análise e processamento veloz de dados, a IA é capaz de avaliar indicadores de desempenho e gerar relatórios de performance, com simplicidade, organização, conferência e clareza. Os resultados obtidos geram estratégias mais assertivas, identificando mais rapidamente ameaças e oportunidades, além de possibilitar insights e ajudar a prevenir fraudes e riscos, como no caso de avaliações de crédito.

2. ESCALABILIDADE NOS PROCESSOS.

A capacidade de processamento da tecnologia IA a torna capaz de realizar as mesmas análises diversas vezes ou várias diferentes simultaneamente, sempre com agilidade, independente se a busca é focada em 100 ou 1000 perfis, por exemplo. Pela sua característica de replicabilidade de processos, qualquer fluxo de trabalho se torna escalável.

3. MAIS AUTOMAÇÃO EM ATIVIDADES LÓGICAS, ANALÍTICAS E COGNITIVAS.

Agilidade e maior automação é um dos objetivos de desenvolvimento das tecnologias IA, oferecendo a informatização de tarefas repetitivas e burocráticas, inclusive sendo forte aliada no setor fabril, onde junto à robótica, potencializa o gerenciamento de máquinas e equipamentos. A IA também pode monitorar e identificar falhas de operação, minimizando riscos e prejuízos. Com a automação oferecida pela IA, agilizam-se processos e a inteligência humana ganha mais tempo para funções estratégicas do negócio. 

4. REDUÇÃO DE ERROS, RISCOS E CUSTOS OPERACIONAIS.

Com automação há o aumento de produtividade. Com a ausência de pessoas no processo eliminam-se falhas humanas. Com mais agilidade e assertividade, os custos operacionais tendem a cair com o uso da IA. Com a sua capacidade de monitoramento sobre máquinas, softwares e processos, ameaças e pontos fracos são detectados com eficiência e agilidade, reduzindo erros e custos. A IA pode até mesmo apoiar prognósticos para que providências sejam tomadas com antecedência.

5. MELHORIA DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES.

O cliente da era digital é muito mais exigente e consciente, tendo expectativas altas sobre o atendimento recebido. Falhas, lentidão e falta de resposta não são mais aceitas e os chatbots por meio da IA eliminam todas essas possibilidades, tanto em atendimento integral quanto no filtro para o encaminhamento ao humano, quando necessário. Além disso, em processos internos de análise e execução de tarefas, oferece as mesmas vantagens para que as entregas sejam realizadas com a qualidade esperada pelos clientes: agilidade e eficiência.

6. POTENCIALIZA O MARKETING DO NEGÓCIO.

Um marketing bem sucedido precisa ter como base informações completas e assertivas. Só assim o mapeamento de tendências, oportunidades e ameaças pode ser bem feito para gerar as estratégias adequadas. E a IA pode fornecer todos os dados importantes a esse processo, além de entregar conteúdos relevantes ao público ideal, inclusive com níveis de personalização. 

Concluindo, o uso da IA no cenário corporativo traz vantagens ligadas diretamente ao aumento de lucratividade, por meio do aumento da eficiência nos processos de forma geral. Gestores recebem dados para decisões mais assertivas e colaboradores podem contribuir de forma muito mais estratégica com o ganho de tempo obtido pelas tarefas absorvidas pelas máquinas.

Há mais espaço para a inovação, aprimora a experiência de excelência dos clientes e facilita as adequações de compliance, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios. Ou seja, a utilização da IA é um diferencial competitivo essencial.

A HoldBrasil antecipou essa tendência, de forma pioneira, e há muitos anos utiliza machine learning e IA em seus processos, apoiando seus profissionais na tomada de decisões mais assertivas e rápidas que propiciam os resultados acima da média que entrega aos seus clientes.

Como uma fintech de recuperação de crédito, a HoldBrasil respira inovação e desenvolve soluções conectadas com o futuro. Conheça aqui! 

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