Como a Inteligência Artificial tem apoiado o setor financeiro?

Como a Inteligência Artificial tem apoiado o setor financeiro?

A Inteligência Artificial é um dos principais campos de disrupção na atualidade, englobando diversos recursos, desde algoritmos e redes neurais artificiais até sistemas de aprendizado, que simulam a conexão de capacidades humanas ligadas à inteligência e o raciocínio lógico.

Tecnologias como o Machine Learning, o Deep Learning e o Processamento de Linguagem Natural são alguns diferenciais que fazem da  IA uma importante aceleradora da transformação digital nos negócios, possibilitando a análise de grandes volumes de dados e a ampliação contínua dos seus conhecimentos.

Com isso, as organizações que adotam essa inovação têm alcançado vários benefícios práticos na automação de processos e tarefas, e na melhora da análise e tomada de decisão.

Tendência que também chegou no setor financeiro e trouxe impactos diretos nas estratégias e modelos de negócio do ecossistema de finanças, sendo cada vez mais fundamental para potencializar a competitividade em relação aos concorrentes.

A Inteligência Artificial está sendo aplicada ativamente por bancos, seguradoras e fintechs, tanto no front quanto no back office, com o intuito de desenvolver serviços inovadores e personalizados para os clientes, que melhorem sua experiência e ajudem a fidelizá-lo, além de contribuir com a segurança e a redução de fraudes no setor.

Segundo estudo da KPMG em 2021, 84% dos executivos do setor financeiro afirmam que a IA já é & quot; pelo menos moderadamente funcional em suas organizações”, com um aumento significativo de 37% em relação ao ano passado. E de acordo com pesquisas da Autonomous Research, as organizações tradicionais do setor financeiro que investem na tecnologia poderão reduzir seus custos em 22% até 2030.

Definitivamente, a pandemia acelerou o ritmo de adoção da IA em um mercado que está sempre em busca de solucionar o problema do cliente da melhor forma possível, tanto que a
experiência do uso de bots tem se mostrado muito positiva e agregado valor aos serviços financeiros.

Mais dados, melhores previsões, serviços mais rápidos.

Confira os principais benefícios das aplicações de IA no mundo das finanças:

        1. Aperfeiçoa o compliance e o processamento de dados;
        2. Automatiza tarefas repetitivas, lógicas, analíticas e cognitivas;
        3. Eleva a qualidade do serviço oferecido ao cliente;
        4. Garante mais comodidade e praticidade nos processos;
        5. Melhora a tomada de decisão, com base em dados;
        6. Oferece produtos mais inteligentes e personalizados;
        7. Otimiza a análise de crédito e risco;
        8. Reduz erros e custos operacionais;
        9. Torna o fluxo de trabalho escalável;
        10. Valoriza os serviços e a experiência do cliente.

A HoldBrasil é a 1ª Fintech de Recuperação de Crédito do Brasil, por isso reconhece o valor de agregar recursos de Inteligência Artificial em seus processos para entregar experiências positivas em soluções financeiras, sempre com transparência, dinamismo, segurança e eficiência.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.