Como a política de crédito pode minimizar os impactos da inadimplência
As vendas a prazo são de grande volume no mercado e fundamentais dentro de alguns setores, inclusive no B2B. E quando falamos de vendas a prazo, o risco da inadimplência vem atrelado e se faz necessário ter critérios bem definidos para esta gestão. A política de crédito é uma ferramenta essencial para a gestão de riscos de uma empresa, pois tem como objetivo principal minimizar a inadimplência na cessão de crédito em relações comerciais.
Por outro lado, empresas com uma política bem planejada também aumentam a sua credibilidade junto ao mercado, ao mostrar que têm maior controle sobre seus riscos e, portanto, estabilidade financeira mais protegida.
A política de crédito é um conjunto de regras e diretrizes que orientam as decisões sobre a concessão de crédito a um cliente, quer seja pessoa física ou jurídica. Não há um modelo único e cada empresa deve criar a sua, mediante análise da fase mercadológica e de maturidade em que se encontra.
Ela atuará como um suporte para a empresa, fornecendo condições para uma gestão de riscos mais eficiente e estratégica, mantendo um melhor controle sobre decisões importantes para o negócio, em um modelo preventivo de ação.
Existem cinco tipos principais de políticas de crédito, que são, como já foi dito, flexíveis e devem se adequar às necessidades de cada empresa, moldando um modelo próprio:
Crédito liberal x cobrança rigorosa
No modelo liberal a concessão de crédito é mais flexível, com exigências mais brandas na análise, tornando a venda possível a um público com perfil mais variado. Porém, em contrapartida, a cobrança é rigorosa e agressiva. Na prática, este modelo traz possibilidade do aumento do lucro ao atrair mais clientes, mas possui o risco de inadimplência mais alto, assim como exige maior investimento no setor de cobrança.
Crédito rigoroso x cobrança liberal
Este é o modelo contrário ao anterior, que ao praticar uma concessão mais rigorosa, qualifica sua carteira de clientes e reduz os riscos de inadimplência, podendo assim, em relação à cobrança, ser mais flexível. Os critérios de aprovação são mais minuciosos, exigentes e cuidadosos, e neste formato conhecer bem seu público-alvo é essencial para o desenvolvimento do negócio, pois as reprovações são mais constantes e podem afetar diretamente as vendas.
Crédito moderado x cobrança moderada
Política criada com um pouco das características de cada modelo, buscando o equilíbrio entre flexibilidade e risco controlado. Costuma atender a empresas com carteira ainda em desenvolvimento, que precisam aumentar as vendas e/ou que estejam iniciando na concessão de crédito, mas que não podem correr grandes riscos.
Crédito rigoroso x cobrança rigorosa
Costuma operar no mercado de imóveis ou de luxo, pois com o controle rígido em ambos os lados, o público é mais restrito e escolhido com cuidado. Suas características são menor risco de inadimplência, baixo volume em vendas e cobrança ostensiva.
Crédito liberal x cobrança liberal
Neste modelo, contrário ao anterior, a política costuma estar presente no varejo popular que tem como objetivo o volume de vendas. Exige atenção aos meios oferecidos, pois com critérios mais flexíveis, tanto na aprovação quanto na cobrança, os riscos de inadimplência são bastante altos e podem interferir nos lucros.
Somente uma política de crédito consistente pode garantir a sustentabilidade do negócio, incluindo sua possibilidade de crescimento. E com este pressuposto, é essencial ter um desenvolvimento bem planejado, realizar testes, executar com eficiência, controlar e atualizar constantemente.
A HoldBrasil trabalha com soluções que apoiam as políticas de crédito das empresas em suas mais variadas versões, agindo na prevenção da inadimplência e na recuperação de crédito de forma ética, respeitosa e responsável, visando o retorno não só do dinheiro devido, mas também de cuidar para que o cliente seja fidelizado pela excelência do atendimento em todos os aspectos do relacionamento.
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