Como a política de crédito pode minimizar os impactos da inadimplência

Como a política de crédito pode minimizar os impactos da inadimplência

As vendas a prazo são de grande volume no mercado e fundamentais dentro de alguns setores, inclusive no B2B. E quando falamos de vendas a prazo, o risco da inadimplência vem atrelado e se faz necessário ter critérios bem definidos para esta gestão.  A política de crédito é uma ferramenta essencial para a gestão de riscos de uma empresa, pois tem como objetivo principal minimizar a inadimplência na cessão de crédito em relações comerciais.

Por outro lado, empresas com uma política bem planejada também aumentam a sua  credibilidade junto ao mercado, ao mostrar que têm maior controle sobre seus riscos e, portanto, estabilidade financeira mais protegida.

A política de crédito é um conjunto de regras e diretrizes que orientam as decisões sobre a concessão de crédito a um cliente, quer seja pessoa física ou jurídica. Não há um modelo único e cada empresa deve criar a sua, mediante análise da fase mercadológica e de maturidade em que se encontra. 

Ela atuará como um suporte para a empresa, fornecendo condições para uma gestão de riscos mais eficiente e estratégica, mantendo um melhor controle sobre decisões importantes para o negócio, em um modelo preventivo de ação. 

Existem cinco tipos principais de políticas de crédito, que são, como já foi dito, flexíveis e devem se adequar às necessidades de cada empresa, moldando um modelo próprio:

Crédito liberal x cobrança rigorosa

No modelo liberal a concessão de crédito é mais flexível, com exigências mais brandas na análise, tornando a venda possível a um público com perfil mais variado. Porém, em contrapartida, a cobrança é rigorosa e agressiva. Na prática, este modelo traz possibilidade do aumento do lucro ao atrair mais clientes, mas possui o risco de inadimplência mais alto, assim como exige maior investimento no setor de cobrança.

Crédito rigoroso x cobrança liberal

Este é o modelo contrário ao anterior, que ao praticar uma concessão mais rigorosa, qualifica sua carteira de clientes e reduz os riscos de inadimplência, podendo assim, em relação à cobrança, ser mais flexível. Os critérios de aprovação são mais minuciosos, exigentes e cuidadosos, e neste formato conhecer bem seu público-alvo é essencial para o desenvolvimento do negócio, pois as reprovações são mais constantes e podem afetar diretamente as vendas.

Crédito moderado x cobrança moderada

Política criada com um pouco das características de cada modelo, buscando o equilíbrio entre flexibilidade e risco controlado. Costuma atender a empresas com carteira ainda em desenvolvimento, que precisam aumentar as vendas e/ou que estejam iniciando na concessão de crédito, mas que não podem correr grandes riscos.

Crédito rigoroso x cobrança rigorosa

Costuma operar no mercado de imóveis ou de luxo, pois com o controle rígido em ambos os lados, o público é mais restrito e escolhido com cuidado. Suas características são menor risco de inadimplência, baixo volume em vendas e cobrança ostensiva.

Crédito liberal x cobrança liberal

Neste modelo, contrário ao anterior, a política costuma estar presente no varejo popular que tem como objetivo o volume de vendas. Exige atenção aos meios oferecidos, pois com critérios mais flexíveis, tanto na aprovação quanto na cobrança, os riscos de inadimplência são bastante altos e podem interferir nos lucros.

Somente uma política de crédito consistente pode garantir a sustentabilidade do negócio, incluindo sua possibilidade de crescimento. E com este pressuposto, é essencial ter um desenvolvimento bem planejado, realizar testes, executar com eficiência, controlar e atualizar constantemente.

A HoldBrasil trabalha com soluções que apoiam as políticas de crédito das empresas em suas mais variadas versões, agindo na prevenção da inadimplência e na recuperação de crédito de forma ética, respeitosa e responsável, visando o retorno não só do dinheiro devido, mas também de cuidar para que o cliente seja fidelizado pela excelência do atendimento em todos os aspectos do relacionamento.

Pioneiros na utilização de machine learning e inteligência artificial para aumentar o recebimento dos clientes, a HoldBrasil as utiliza para entender as diversas variáveis da dívida, contribuindo também com tecnologia para tornar as políticas de crédito mais consistentes. 

Conheça as soluções da HoldBrasil e esteja pronto para uma atuação mercadológica mais competitiva.

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