Como implementar uma cultura de pagamentos pontuais na sua empresa

Como implementar uma cultura de pagamentos pontuais na sua empresa

Uma das melhores formas de controlar a inadimplência em um negócio é implementar uma cultura de pagamentos pontuais, incentivando clientes por meio de benefícios ou agindo na prevenção.

A inadimplência é uma questão delicada, que impacta negativamente toda a cadeia de consumo. Evitar a inadimplência é necessário desde a primeira etapa da cadeia produtiva até o consumidor final e por isso as dicas a seguir são úteis tanto para o setor B2C quanto B2B.

O controle de pagamentos realizado pelo time de contas a pagar e receber será o maior beneficiário de uma cultura de pontualidade entre seus clientes, uma vez que é o responsável pelo monitoramento constante da receita originária das transações comerciais, independente se no crédito ou à vista.

Esse controle é necessário para uma gestão estratégica do negócio, possibilitando a movimentação e o planejamento de investimentos de forma mais rápida e assertiva, melhorando o poder de negociação com fornecedores e identificando falhas de processo, entre outros benefícios administrativos.

Veja dicas de como realizar um melhor controle financeiro, mantendo o fluxo de caixa e o capital de giro protegidos contra a inadimplência incentivando a pontualidade dos pagamentos: 

USAR A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Da coleta de dados, ao controle dos pagamentos e uso de Inteligência Artificial para gerar estratégias, a tecnologia é uma aliada fundamental para criar uma cultura de pontualidade entre seus clientes.

CADASTRE E CONHEÇA SEUS CLIENTES

Informação vale ouro! Para estratégias de benefícios e de prevenção contra atrasos bem sucedidos, você precisa saber com quem falar, quando falar e como falar.

OFEREÇA DATAS FLEXÍVEIS, MAS BEM DEFINIDAS

As datas de pagamento precisam ser ao mesmo tempo condizentes com as retiradas necessárias e também flexíveis para que seus clientes tenham maior facilidade de pagar em dia os compromissos assumidos. Oferecer mais de uma opção de vencimento é uma forma de agregar as duas necessidades, mas isso não quer dizer que não é preciso ter uma data bem definida e clara para o pagamento.

OFEREÇA MÉTODOS DE PAGAMENTO DESCOMPLICADOS

Hoje existem diversas formas de receber um pagamento e facilitar a vida do devedor é um bom caminho para evitar atrasos. O cartão de crédito, em especial, tem a vantagem de transferir a responsabilidade para a operadora, porém, nem todas as empresas dispõem dessa forma de pagar. Métodos também possíveis são: sistema de pagamento recorrente, carnê, boleto bancário, débito em conta, pix ou transferência, integração API a outros sistemas financeiros, entre outros.

FACILITE O AJUSTE DE DATA DE PAGAMENTO SE O CLIENTE PRECISAR

Caso um cliente precise alterar uma data habitual de pagamento para outra, crie canais em que isso seja fácil de ajustar. 

USE UMA RÉGUA DE COBRANÇA

Por meio desse cronograma ficará mais fácil visualizar o momento certo de entrar com cada ação, desde a cobrança preventiva, até a postura que a empresa adotará no caso da inadimplência de acordo com o tempo de atraso.

OFEREÇA VANTAGENS PARA QUEM PAGA EM DIA

Desconto financeiro ou programa de acumulação de pontos para benefícios diversos são dois exemplos de incentivo para um cliente pagar em dia. 

MANDE LEMBRETES SOBRE O VENCIMENTO

Lembretes como esses são úteis sob vários aspectos. Primeiro, ele previne a falta de pagamento por simples esquecimento. O contato prévio também pode servir para confirmar se está tudo bem com o pedido e solucionar pendências, evitando esse tipo de argumento caso o cliente decida não pagar. Ou seja, fortalece o relacionamento, apoia o pós-venda e ainda previne a inadimplência.

A HoldBrasil é uma fintech de recuperação de crédito e por isso suas soluções estão conectadas com o futuro. Além de realizar cobranças com resultados efetivos para seus clientes, também desenvolveu serviços preventivos, que promovem melhor previsibilidade e estabilidade financeira para muitos negócios. O trabalho da HoldBrasil se desenvolve com a  mais alta tecnologia, gerenciada por profissionais capacitados e atendimento humanizado.Apoiar uma cultura de pontualidade de pagamentos entre os clientes de um negócio é essencialmente uma ação preventiva e por isso colocou à sua disposição um time de especialistas para tirar qualquer dúvida sobre as suas soluções focadas nesse objetivo. É só chamar aqui!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.