Como processos bem definidos geram eficiência e contribuem para a saúde financeira do negócio
Uma correta e efetiva gestão de processos é uma das razões por trás do sucesso de muitas empresas. Só dando o devido valor a essa metodologia é que a maioria dos negócios têm condições sustentáveis de desenvolvimento e crescimento.
Gestão de processos é um método de gerenciamento que consiste num conjunto de práticas que visam criar e aperfeiçoar os processos dentro de uma organização e que pode ser aplicada em várias situações. Os processos são elaborados através de uma visão sistêmica, alinhando fluxos e integrando procedimentos para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.
Uma boa gestão de processos facilita o trabalho, aumenta a produtividade, reduz custos, minimiza falhas e promove mais eficiência e qualidade às atividades realizadas pelas empresas.
Quanto mais complexo for o cenário econômico e de relacionamento com os clientes, maior é a necessidade de um posicionamento planejado, regular e assertivo. Considerando que receber pelo produto ou serviço oferecido é essencial para a continuidade de qualquer negócio, a gestão de processos dentro do financeiro é especialmente importante.
Quando lidamos com cobranças, garantir equilíbrio no fluxo de caixa e minimizar riscos deve ser o grande aliado para a saúde financeira da empresa e ambas as coisas são possíveis através de processos bem executados. Veja essas dicas:
PADRONIZE
A chave para uma gestão assertiva está na padronização. Não há como obter retornos satisfatórios se dentro de um departamento cada colaborador executar suas funções do seu próprio jeito e sem alinhamento com os objetivos da empresa. Somente através do padrão que falhas e oportunidades podem ser identificadas. Veja este artigo sobre réguas de cobrança para mais detalhes sobre padronização de processos neste assunto.
APOSTE NA TECNOLOGIA
Quanto mais alto o volume de cobranças, mais difícil se torna operar sem erros por meios manuais. A tecnologia é uma grande aliada nos processos de gestão por permitirem uma padronização personalizada a cada necessidade com risco praticamente nulo de execução. A tecnologia também oferece os dados que são fundamentais para a elaboração das mais importantes estratégias de cobrança e relacionamento.
PRESERVE A RELAÇÃO COM O CLIENTE
Toda situação de cobrança gera um desconforto. Atuar em processos preventivos, como o Preventive Charge ou o Preventive Charge Alert da fintech HoldBrasil pode ajudar para que grande parte das cobranças não cheguem a este ponto. São dois formatos para mensagens que antecedem a data de vencimento, lembrando o cliente do compromisso assumido e que ajudam também na resolução de inconsistências na entrega do produto ou serviço.
INVISTA NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM TODOS OS NÍVEIS
A relação de consumo não acaba na venda. A experiência precisa ser positiva para o usuário em todo o processo, incluindo a situação delicada de cobrança. Nem todo devedor é um mal pagador (muitos imprevistos podem ocorrer) e conquistar um novo cliente chega a custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Por isso, além do uso da tecnologia para garantir dados e padronização, a abordagem pessoal também deve seguir a mesma metodologia: planejada, organizada e acima de tudo humanizada para que o processo transcorra de forma que a dívida seja quitada e o cliente mantenha-se satisfeito com a empresa.
PARA MAIOR CHANCE DE RECEBIMENTO, OFEREÇA MAIS FACILIDADES
A tecnologia oferece dados estratégicos para que as melhores soluções possam ser apresentadas nas situações de cobrança, além de garantir processos praticamente sem erros e mais consistentes. O atendimento humanizado facilita a recepção das propostas e negociação das dívidas. Facilitar para o cliente inadimplente é uma forma de manter uma experiência positiva e garantir a recuperação de crédito com mais agilidade.
GARANTA CONFORMIDADE COM O CDC
Processos bem gerenciados também garantem que todas as ações da empresa estarão respeitando o Código de Defesa do Consumidor, reduzindo riscos de ações que podem ser prejudiciais ao relacionamento e financeiramente negativas para a empresa.
Lembre-se que lacunas no fluxo de caixa nem sempre podem estar ocorrendo devido à inadimplência e por isso processos bem definidos são importantes para a construção de uma saúde financeira saudável para a empresa.
Apostar num bom gerenciamento de processos impacta em benefícios globais:
- Maior engajamento de colaboradores;
- Prioriza atividades;
- Estabelece rotinas consistentes;
- Agiliza e simplifica processos;
- Contribui para a integração de setores;
- Organiza melhor o tempo;
- Oferece formas de monitoramento mais assertivas;
- Aumenta a precisão estratégica;
- Permite mais conhecimento e inovação.
E os prejuízos em uma gestão ineficiente também são muitos:
- Perda de competitividade mercadológica;
- Desconfiança do consumidor;
- Falta de dados para decisões estratégicas;
- Processos divergentes e improdutivos;
- Pouca flexibilidade de gestão;
- Falta de alinhamento com os objetivos;
- Oportunidades tecnológicas subestimadas ou perdidas.
A HoldBrasil desenvolve soluções em recuperação de crédito, atuando na prevenção, contenção e ajuizamento de dívidas. É uma fintech B2B, pioneira na utilização de machine learning e inteligência artificial, que usa a tecnologia como meio para a construção de relações mais saudáveis, éticas e transparentes entre devedores e credores.
Em seus processos, trabalha por relações mais éticas, justas e amigáveis usando o poder da tecnologia para oferecer segurança e rentabilidade em soluções ágeis, eficientes e com total transparência.
Revisa constantemente seus padrões para garantir que estejam sempre alinhados com as mudanças constantes do mundo empresarial, aprimorando seus serviços e investindo em tecnologias cada vez mais personalizadas e eficientes.
Além de uma gestão bem definida de processos, conte com a HoldBrasil como sua parceira em recuperação de crédito. Estamos aqui para contribuir para o crescimento do negócio, consolidação da marca e conquistas dos objetivos.
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