VOCÊ SABE O QUE É UMA RÉGUA DE COBRANÇA?

VOCÊ SABE O QUE É UMA RÉGUA DE COBRANÇA?

Régua de cobrança é uma importante ferramenta de gestão financeira, responsável por estabelecer o roteiro e/ou regras que serão seguidas no processo de cobrança da empresa. 

Seu objetivo é reduzir a inadimplência através de ações padronizadas e controladas, de acordo com cada modelo de negócio, estágio mercadológico e perfil de clientes, e, portanto, não existe um modelo único a ser seguido. 

A régua de cobrança serve, na prática, para facilitar o recebimento dos créditos concedidos e por consequência atua diretamente na manutenção da saúde financeira da empresa, mantendo o fluxo de caixa operando com menos riscos. 

Com o financeiro melhor controlado e maior visibilidade da receita dos meses futuros, as decisões estratégicas podem ser tomadas baseadas em dados mais seguros, levando a resoluções mais promissoras para o desenvolvimento do negócio.

Além disso, contribui para uma melhor organização dos setores de cobrança, tornando a relação com os consumidores mais protegida de desgastes que podem ser evitados com ações mais profissionais e assertivas.

A régua de cobrança nasce do diagnóstico realizado pela empresa, onde ela precisa identificar as suas necessidades específicas de recebimento. Após isso, o planejamento deve ser elaborado com a separação das etapas e determinação de qual ação deverá ser tomada em cada uma delas, ou seja, como a empresa vai agir em cada etapa da cobrança e inadimplência.

Para garantir a assertividade, e ainda mais importante, que nenhum cliente seja cobrado indevidamente, o plano deve ser bem elaborado, claro e seguido à risca, contemplando, inclusive, respostas às possíveis variáveis dentro do processo. Exige padrão e disciplina.

Uma ação interessante, dentro do planejamento da régua, é incluir ações para os “quase” inadimplentes, e até mesmo preventivas a serem tomadas antes do cliente chegar a essa etapa.

Para estes casos, podemos citar as estratégias que envolvem “lembretes” de cobrança como uma maneira amistosa de estabelecer um contato prévio que reforce qual a data combinada para o pagamento, eliminando os riscos por simples esquecimento. Lembrando que o tom dessa abordagem deve ser cuidadoso e amigável, uma vez que o cliente está dentro do prazo acordado.

Entre as soluções oferecidas pela HoldBrasil, as empresas podem contar com o Preventive Charge (serviço de prevenção para pagamento de títulos a vencer ou vencidos) e o Preventive Charge Alert (alerta preventivo de cobrança via e-mail, SMS e WhatsApp) que atendem a essa finalidade. Para saber mais, clique aqui.

Para montar uma régua de cobrança, siga basicamente essas etapas:

Pontue todas as formas de pagamento oferecidas pela empresa, pois cada uma delas precisará de uma régua e estratégia adequada à modalidade;

Defina por onde será feita a cobrança de acordo com o perfil do cliente, ou seja, se o mesmo não costuma acessar e-mails com frequência, esse meio não terá a efetividade esperada;

Estabeleça os prazos do processo de cobrança, desde o envio das informações financeiras, até quando serão enviados os lembretes de vencimento e as primeiras cobranças (amigáveis) no caso do não pagamento. Incluir também prazos para as notificações de futuras negativações ou ajuizamento. 

Sem uma regra de cobrança, a conta da inadimplência torna-se ainda mais alta! Trabalhe com planejamento preventivo e ações padronizadas para que seu risco seja o mais controlado possível.

Apesar de seu planejamento ser algo relativamente simples, cumprir as ações de uma régua de cobrança exige estrutura, automação, experiência e profissionalismo para que os resultados sejam obtidos. Para isso, conte com a parceria da HoldBrasil, a fintech de recuperação de crédito que trouxe soluções  inovadoras e um novo olhar para as relações de consumo do mercado.

No Comments

Post A Comment