Consequências financeiras da inadimplência empresarial

Consequências financeiras da inadimplência empresarial

O ano de 2022 apresentou recorde de endividamento em vários setores da economia, sendo destaque o de pequenos negócios com a maior parte das MPEs com CNPJs negativados do Sudeste (53%) e a menor parcela do Norte (5,3%). Com aproximadamente 6,9 contas atrasadas, o valor médio da dívida por empresa é de R$ 15.521,20, conforme o relatório da Serasa Experian traz aqui.

No mesmo relatório o economista Luiz Rabi aponta que: “A estimativa é que o cenário de inadimplência das empresas ainda perdure, em conformidade com o índice de negativação dos consumidores que já chega em 69,4 milhões de pessoas… O impacto da inflação começa no bolso do brasileiro, que tem seu poder de compra e de pagamento afetado e acaba impactando o fluxo de caixa das companhias. Para que haja melhora deste cenário, é necessário investir na reorganização financeira, com renegociação de dívidas junto aos credores e contenção de gastos até que a economia sinalize positivamente uma melhora”. 

Ainda sofrendo impactos do período da pandemia, com crises econômicas sucessivas, inflação alta e as dívidas da população também batendo recordes, manter o fluxo de caixa saudável tem sido um desafio para os negócios do setor B2B.

Para uma empresa ser saudável financeiramente ela, basicamente, precisa receber mais do que gasta. E quando a inadimplência ocorre, impacta diretamente neste fluxo comprometendo a gestão de recursos vitais como pagamento de aluguel e folha de funcionários, compra de insumos, aquisição e manutenção de equipamentos e outras de igual importância para o funcionamento do negócio.

E com reservas financeiras menores, é o tipo de problema que afeta principalmente pequenas e médias empresas, embora as grandes não estejam livres de sofrer também consequências negativas da inadimplência. Veja algumas delas:

  1. Inadimplência do consumidor prejudica a produção de novos pedidos. Com efeito bola de neve, se o dinheiro não entra, não há recurso para a compra de matéria-prima e a manutenção de outros ativos essenciais para a produção.
  2. Perda da força de trabalho. Tanto metafórica quanto efetivamente. A falta de recursos pode gerar atrasos ou não pagamento da mão de obra, insegurança, crises nos relacionamentos internos, aumento do nível de stress e outros fatores que reduzem o engajamento da equipe, aumenta a evasão de profissionais e até obriga a empresa a dispensar colaboradores.
  3. Impossibilidade de ter previsibilidade no fluxo de caixa. Com dívidas acumuladas fica cada vez mais difícil organizar a gestão das contas, tornando o problema cíclico e mais complexo a cada dia que passa.
  4. Comprometimento da reputação. Com os problemas com a inadimplência sendo conhecidos pelo mercado, o negócio começa a perder reputação importante junto a seus fornecedores e clientes. Todos passam a se sentir inseguros para o fechamento de novos pedidos ou contratos.
  5. Restrição de crédito e crédito mais caro. A empresa passa a ter menos facilidade na liberação de crédito. E sendo um negócio de maior risco, quando ocorre, é mais caro.
  6. Ações judiciais. Os processos judiciais são cada vez mais recorrentes com a falta no cumprimento dos compromissos assumidos, tanto na entrega de pedidos quanto com os colaboradores. E ações custam ainda mais dinheiro.

E que tipos de estratégias uma empresa pode adotar para ajudar a prevenir a inadimplência?

  1. Ter um planejamento financeiro;
  2. Controlar de perto o fluxo de caixa para não ser surpreendido;
  3. Usar o histórico para entender os motivos que levaram à inadimplência no passado e tomar medidas preventivas;
  4. Reduzir ao máximo pendências com fornecedores, bancos e etc. para que sejam relações saudáveis se ocorrer uma crise;
  5. Ter fontes de recursos diversas;
  6. Ter uma régua de cobrança efetiva;
  7. Realizar a recuperação de crédito junto ao seu cliente de forma assertiva.

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