O que é e como funciona uma empresa de recuperação de crédito?

O que é e como funciona uma empresa de recuperação de crédito?

Basicamente, uma empresa de recuperação de crédito atua no mercado buscando soluções para a quitação de dívidas atrasadas ou negativadas e podem ser contratadas por empresas de diversos segmentos, inclusive financeiros. 

O objetivo, além de recuperar o dinheiro propriamente dito para o fluxo de caixa da empresa, é também oferecer oportunidades de recuperar o cliente financeiramente, oferecendo soluções capazes de torná-lo apto a voltar a ter acesso ao crédito no mercado, mantendo um ciclo mais saudável para a economia.

Diversas pesquisas realizadas durante a pandemia apontaram o aumento do número de inadimplentes no Brasil nos últimos anos em consequência da crise. Com a situação político-econômica instável que também está prevista para o ano de 2022, será ainda mais importante o cuidado com o planejamento financeiro dentro de lares e empresas.

A recuperação de crédito realizada por empresas especializadas tem chamado a atenção do mercado pelos números atingidos, e esse êxito está diretamente ligado a características que são verdadeiros diferenciais, como é o caso da HoldBrasil.

A fintech, que possui mais de 10 anos de expertise, é pioneira no uso de machine learning e inteligência artificial para aumentar o recebimento de seus clientes, entendendo as variáveis da dívida e aumentando a probabilidade de recebimento. 

A HoldBrasil também nasceu de uma inconformidade com os modelos tradicionais do mercado, reinventando a forma com que as empresas se relacionam com a recuperação de crédito, trazendo uma visão mais humanizada ao processo.

Metodologias, que podemos chamar de mais amistosas e estratégicas, colocam o inadimplente na posição de futuro potencial cliente, buscando, dessa forma, uma qualidade de relacionamento respeitosa e empática para a fidelização, apesar da situação delicada. 

Principalmente em tempos de crise, nem todo consumidor em atraso pode ser considerado um investimento ruim e num mercado altamente competitivo como o que vivemos, fidelizar traz sempre muito mais rentabilidade do que buscar novos clientes.

A iminência da inadimplência no cenário que vivemos hoje deve colocar empresas em posição de alerta e estratégias que têm trazido grandes resultados são as chamadas preventivas.

Além do Custom Credit Analysis que atua na verificação de reputação de crédito do cliente em fontes precisas e confiáveis antes da concessão, a HoldBrasil criou também o Preventive Charge, serviço de prevenção para pagamento de títulos a vencer ou vencidos, e o Preventive Charge Alert, alerta preventivo de cobrança via e-mail, SMS e WhatsApp que funcionam como “lembretes” que auxiliam tanto na minimização de riscos de inadimplência por esquecimento ou até mesmo por inconsistências na compra, que podem ser solucionadas antes do vencimento.

Ao contratar uma especialista em recuperação de crédito a empresa ganha em:

Segurança: consumidores, inclusive os inadimplentes, estão protegidos por leis e agir em conformidade com as normas estabelecidas exige pleno conhecimento também jurídico. 

Agilidade: a velocidade da resolução do problema, além de ser o ideal para o fluxo de caixa, também interfere diretamente na eficácia, pois o alongamento de processos tende a prejudicar as negociações.

Fidelização: recuperadoras de crédito trabalham em prol da manutenção de relacionamentos amigáveis. 

Eficiência: a adoção de negociações mais justas, éticas, flexíveis e personalizadas favorece a quitação da dívida. Tais soluções só são possíveis através de um trabalho tecnológico focado em empatia, com o acesso a dados precisos e atualizados e abordagem humanizada.

Investimento: embora, por exemplo, a HoldBrasil também ofereça soluções como a Legal Tech para representação legal em processos de dívidas, existem diversas opções anteriores a esta que atuam para a redução do avanço da dívida, trabalhando desde a prevenção até todas as medidas amigáveis que podem ser adotadas extrajudicialmente, o que reduz o investimento necessário ao processo de recuperação.

Saúde financeira: com a recuperação de crédito atuando de forma assertiva, tanto na prevenção quanto na negociação de dívidas, a previsibilidade do fluxo de caixa torna-se mais consistente e seguro para o desenvolvimento do negócio.

Ciclo econômico: a recuperação de crédito bem sucedida traz vantagens para todo o mercado, uma vez que o cliente retoma o poder de crédito para voltar a consumir e investir.

Com a estrutura e know how que são necessários para uma empresa dedicar-se de forma profissional, assertiva e produtiva aos processos de recuperação de crédito, a contratação de empresas do setor é a grande saída para obtenção dos resultados esperados.

E sendo impossível não existir inadimplência no ciclo de consumo, o aprimoramento das técnicas utilizadas, tanto do ponto de vista pessoal quanto tecnológico, deve ser uma evolução natural do setor, estando em vantagens empresas que já praticam a inovação desde sempre.

Que tal conhecer uma forma mais segura, estratégica, experiente, produtiva e inteligente de lidar com a recuperação de crédito da sua empresa? Consulte a HoldBrasil para mais informações.

No Comments

Post A Comment