Políticas de compliance em fintechs

Políticas de compliance em fintechs

O Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários estão atentos ao mercado financeiro e às políticas de compliance das empresas do setor, inclusive com a aplicação de multas. 

As fintechs, especialmente os bancos digitais, com seu novo modelo de prestação de serviços focados em tecnologia e na experiência do cliente, atraem ainda mais a atenção da legislação brasileira, que busca garantir práticas adequadas de proteção aos clientes.

Para ter sustentabilidade, competitividade e oportunidades de crescimento, essas empresas precisam estar atentas às regulamentações governamentais, além de investirem em boas práticas de gestão, governança e ética.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia é a maior aliada para empresas inovadoras como as fintechs, ela também exige uma gestão severa de riscos, com intenso controle de qualidade e de proteção digital.

No setor financeiro, oferecer ambientes seguros é primordial para a sobrevivência do negócio, o que torna as políticas de compliance extremamente necessárias às suas operações, ao atuar, inclusive, de forma preventiva contra falhas de sistema, vazamentos e ataques cibernéticos.

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709) a necessidade de proteção à privacidade dos usuários somou-se às questões de segurança nas transações financeiras, obrigando as empresas a serem cada vez mais transparentes e responsáveis quanto às condutas adotadas na manipulação de dados. 

As políticas de compliance, nesse cenário, participam ativamente para tornar tudo mais seguro, para o cumprimento das leis e também para uma boa gestão, atraindo a credibilidade dos stakeholders ao seguir padrões internacionais para o cumprimento de todas as suas obrigações, manutenção do controle de processos e na redução de riscos. 

O compliance deve atender aos objetivos do negócio, alinhando-se também à missão e à visão da empresa, e a diversas áreas como contábil, fiscal, jurídica, ambiental, trabalhista e TI, entre outras. Pode ser considerada hoje uma exigência do próprio mercado.

As vantagens são visíveis e trazem diversos benefícios como melhor reputação, melhores resultados, maior vantagem competitiva, aumento da credibilidade, atendimento aos requisitos éticos, preservação da integridade e ainda evita problemas jurídicos.

Para dar os primeiros passos na implantação de uma política de compliance, em primeiro lugar, é importante ter a aprovação e a participação das lideranças, inclusive do CEO e da alta administração da organização. 

Com todos envolvidos, seguem as etapas de análises de riscos para o diagnóstico da situação atual e prognóstico das ações futuras, para entender os obstáculos, as oportunidades de melhoria e o que será necessário realizar. 

A política de compliance deve ser documentada. Com todas as informações em mãos, elabore um código de conduta com linguagem objetiva, simples e acessível para todos os públicos internos e externos, atendendo às exigências da lei e indo além se necessário. Devem constar os valores da empresa, o comportamento esperado dos colaboradores e as penalidades ao não cumprimento do código.

Se ainda não existe uma estrutura de governança corporativa, será necessário criar uma capaz de acompanhar, fiscalizar, receber denúncias e investigar de forma segura as denúncias recebidas. O sigilo é fundamental para que todos se sintam protegidos e envolve uma estrutura com recursos humanos, técnicos e materiais adequados.

Com a estrutura montada, capacite os colaboradores, preparando-os para este novo formato de trabalho que será responsável, em alguns casos, pela transformação de toda uma cultura, mudando a mentalidade em diversos níveis hierárquicos. As políticas devem ser divulgadas amplamente, assim como devem ser aplicados esforços no seu engajamento.

E por fim, políticas de compliance são complexas e devem ser desenvolvidas por profissionais especializados no assunto, que conheçam o ambiente interno e também o setor do negócio, com expertise nas legislações e práticas esperadas do mercado. 

A HoldBrasil é uma fintech que qualifica ainda mais a sua postura inovadora por meio de uma política de compliance forte, que a torna sólida e responsável socialmente. Todos os cuidados são tomados com extrema atenção, em todos os processos internos e externos.

Trabalhe com quem você pode confiar e que contribuirá diretamente para a preservação da integridade de seu próprio negócio. Fale com um consultor da HoldBrasil.

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