Por que a tecnologia é essencial na recuperação de crédito

Por que a tecnologia é essencial na recuperação de crédito?

Recuperar crédito vai além de processos de cobrança. O objetivo dessa conduta é tornar clientes aptos novamente ao consumo, dando sustentabilidade ao negócio e condições para o desenvolvimento da economia.

Cobrar e ser cobrado são processos desgastantes, inclusive emocionalmente. Exige estratégias que passem segurança e conforto para o inadimplente e ferramentas que possibilitem ao cobrador ações consistentes. 

A tecnologia, neste cenário, é a base necessária para ações assertivas e ágeis, atendendo tanto aos interesses da empresa quanto do consumidor. E é capaz de gerar as melhores oportunidades e aperfeiçoar processos no atendimento de grandes quantidades de clientes da forma mais inteligente possível.

Recuperar crédito usando a tecnologia otimiza etapas e fornece dados concretos, gerando mais produtividade e reduzindo falhas decorrentes de ação humana, que em processos delicados como estes, tendem a desgastar ainda mais a relação.

Com machine learning e inteligência artificial, modelos analíticos são construídos para armazenar informações, gerar estratégias baseadas em dados, identificar padrões, entender variáveis e oferecer soluções que aumentam a probabilidade de recebimento.

A tecnologia aplicada à recuperação de crédito traz diversos benefícios importantes:

  • Melhora a qualidade da abordagem;
  • Possibilita conhecer melhor o cliente para oferecer soluções mais assertivas;
  • Diminui o retrabalho;
  • Evita repetições e erros que promovam uma imagem desorganizada da empresa;  
  • Evita experiências invasivas e desconfortáveis que afastam o cliente da negociação;
  • Protege de ações jurídicas vindas, por exemplo, do Código de Defesa do Consumidor;
  • Economiza tempo em todas as etapas, aperfeiçoando ações, personalizando soluções e dando mais agilidade ao processo como um todo;
  • Fornece insights para estratégias mais produtivas;
  • Mais êxito nas negociações;
  • Mais equilíbrio ao fluxo de caixa;
  • Aumenta a fidelização e a retenção de clientes oferecendo, mesmo em uma etapa tão delicada, uma experiência satisfatória.

Contudo, as pessoas por trás da tecnologia na recuperação de crédito também são importantes. É necessário treinar a equipe para uma atuação técnica profissional de excelência, condizente com a tecnologia adotada e seguindo os critérios e objetivos da empresa, além de também prepará-la emocionalmente para uma atuação sempre humanizada.

Desta forma, contar com parceiros especialistas e de confiança na recuperação de crédito tem sido a saída adotada pelas empresas para reduzir despesas e aumentar resultados.

A fintech HoldBrasil possui em seu portfólio o atendimento a mais de 1.100 empresas, com dados excelentes de retorno. Para isso utiliza, de forma pioneira, machine learning e inteligência artificial em ferramentas que vão desde o foco preventivo, até ações de recuperação amigáveis e jurídicas, tanto nacional quanto internacionalmente.

A transparência do trabalho, a empatia da equipe e a tecnologia oferecida pela HoldBrasil propicia ganho a todos: clientes, empresas e economia. Conheça mais sobre nossos serviços e ferramentas aqui.

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