Por que as Fintechs são o futuro do mercado financeiro

Por que as Fintechs são o futuro do mercado financeiro

A tecnologia impactou as nossas vidas e a forma com que consumimos produtos e serviços fazendo surgir a era das startups. E foi no Vale do Silício (Califórnia), na década de 50, hoje conhecido mundialmente como um grande centro de ciência de inovação, que surgiram as primeiras. Será que você as conhece? Intel, Google, Apple, Facebook, Twitter e Netflix são alguns exemplos de gigantes que nasceram como startups por lá nas últimas décadas.

As startups fazem parte de um ecossistema empreendedor que busca um modelo de negócio estável, escalável e lucrativo por meio de inovação. 

Um setor acabou se destacando por suas características específicas e criou uma identidade própria: as fintechs, ou startups do setor financeiro, onde a americana PayPal é considerada a primeira do mundo. Fundada em 1998, abriu caminho para muitas outras se destacarem no mercado, inclusive no Brasil, considerado hoje um grande ecossistema de fintechs e o principal da América Latina, tendo como exemplo a extraordinária trajetória do Nubank.

Startups e fintechs dominam hoje os processos de inovação global tendo destaques nos seus índices de lucratividade, investimento, crescimento (unicórnios), fusões e aquisições, entre outros. 

Esse cenário comprova como cada vez mais pessoas e empresas escolhem o caminho digital em seus relacionamentos e também na aquisição de produtos e serviços, o que impactou os modelos mais tradicionais de atendimento, em especial o setor bancário que precisou dar início a um processo de mudança, quebrando o engessamento de anos.

Sobre fintechs.

Fintech é a junção das palavras “financial” e “technology”, respectivamente “financeiro” e “tecnologia” em português.

Como já dissemos, as fintechs são startups do setor financeiro, que oferecem serviços por meio do uso da tecnologia. Basicamente, oferecem tudo que as instituições tradicionais oferecem, só que com inovação e maior conexão com as características e demandas da era digital em que vivemos.

Tendo a tecnologia como impulsionadora dos serviços, oferecem escalabilidade e exigem menor investimento em estruturas físicas, trazendo como consequência custos operacionais mais baixos e produtos mais baratos para seus clientes.

As fintechs também se destacam pela experiência oferecida que é muito mais próxima da expectativa de seus usuários, trazendo mais praticidade, agilidade, comunicação mais próxima e amigável e cultura organizacional mais dinâmica e moderna.

Elas podem ser distribuídas nas seguintes categorias e respectivos exemplos:

  • Bancos digitais: Nubank, Inter e Neon;
  • Pagamentos: PicPay, Mercado Pago e PagSeguro;
  • Crowdfunding (financiamento coletivo): Catarse;
  • Crédito ou empréstimo: Creditas;
  • Backoffice: ContaAzul;
  • Criptomoedas: Mercado Bitcoin;
  • Investimentos: Avenue e Toro;
  • Financiamento: QueroFinanciar;
  • Controle financeiro: Organizze;
  • Cashback: AME;
  • Recuperação de crédito: HoldBrasil;
  • Entre outras.

HoldBrasil.

A HoldBrasil nasceu da inconformidade com os modelos tradicionais de serviços, onde os modelos de cobrança praticados no mercado não condiziam mais com a nova realidade da sociedade de consumo, que é dedicar total respeito ao consumidor e valorizar ao máximo a sua experiência, colocando-o no centro da operação.

Como uma fintech, oferece todas as vantagens já associadas como praticidade, agilidade e menor custo de contratação. Seus resultados também demonstram confiabilidade e credibilidade, representando empresas nacionais e multinacionais de grande importância no mercado.

Focada no setor B2B, oferece segurança e qualidade operacional que se traduzem em mais de 1.5 bilhão de reais negociados em mais de 10 anos de serviços, sendo a primeira fintech de recuperação de crédito no Brasil.

Tecnologicamente se destaca pela capacidade de atendimento a nível global, segurança de informação com firewall de ponta, ambiente otimizado com Machine Learning e Inteligência Artificial, plataforma Inter convergente, redundância do ambiente de servidores e APIs que facilitam a integração entre sistemas.

Porém, seu grande diferencial como fintech é a valorização do fator humano e a busca pela excelência de serviços, desenvolvendo seus colaboradores pessoal e profissionalmente para que possam exercer seu trabalho junto à empresas e clientes inadimplentes com empatia e assertividade, promovendo respeito, ética e transparência na recuperação de crédito.

Conheça a HoldBrasil!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.