Principais causas da inadimplência no setor B2B

O setor B2B (business-to-business) refere-se a transações comerciais, relacionamentos e atividades econômicas que ocorrem entre empresas, incluindo vendas de produtos, prestação de serviços, parcerias e outras interações comerciais entre entidades empresariais.

Os principais desafios do setor B2B incluem ciclos de vendas mais longos devido à complexidade das decisões de compra e à necessidade de aprovações em várias etapas; a gestão de relacionamentos com diversidade de interesses, necessidades e demandas dentro de organizações maiores; a necessidade de adaptar produtos, serviços e abordagens de vendas; a integração de sistemas e processos e, provavelmente, o principal deles: lidar com a inadimplência e riscos financeiros associados a transações comerciais entre empresas.

As principais causas de inadimplência no setor B2B geralmente estão relacionadas a problemas de fluxo de caixa, dificuldades financeiras das empresas devedoras, falta de controle de crédito e má gestão de pagamentos. Além disso, a inadimplência também pode ser causada por falhas na comunicação entre as empresas, disputas contratuais ou insatisfação com os produtos ou serviços prestados. 

Conheça os cenários:

  • Quando uma empresa enfrenta dificuldades em receber pagamentos de seus clientes, pode ter impacto direto em seu próprio fluxo de caixa, levando a atrasos em suas próprias obrigações financeiras.
  • Se os clientes estão passando por dificuldades financeiras, eles podem não conseguir cumprir com seus compromissos de pagamento.
  • Falhas na avaliação da capacidade de pagamento dos clientes e na gestão dos prazos e condições de pagamento podem levar à inadimplência.
  • Problemas na comunicação sobre as condições de pagamento, disputas contratuais ou insatisfação com os produtos ou serviços prestados podem levar a atrasos ou recusas de pagamento.

Com tantos fatores de risco, uma empresa pode prevenir a inadimplência com algumas atitudes.

Uma delas é estabelecer políticas de crédito sólidas e claras, com concessão mediante análises rigorosas e limites adequados.

Também é importante manter um controle rigoroso do fluxo de caixa para garantir que haja fundos suficientes para cumprir com as obrigações financeiras.

Ao manter uma comunicação aberta e eficaz com os clientes, esclarecendo prazos, condições de pagamento e resolvendo quaisquer problemas ou disputas rapidamente, também é possível evitar a inadimplência. 

Assim como implementar políticas de cobrança eficientes com processos claros e eficazes para lidar com a cobrança de pagamentos em atraso, incluindo lembretes, acordos de pagamento e, se necessário, medidas mais rigorosas.

Outra medida interessante é diversificar a carteira, evitando depender excessivamente de um único cliente ou grupo específico para reduzir o risco de inadimplência concentrada.

E se você é o credor, também pode apoiar as empresas parceiras ou com dívidas com algumas medidas, a fim de evitar e/ou solucionar problemas no menor prazo possível:

  • Tenha sempre uma política de crédito clara: os clientes precisam saber claramente quais são as expectativas, os prazos de pagamento e as medidas adotadas pela empresa em relação à inadimplência.
  • Faça análises de crédito criteriosas e detalhadas sobre a capacidade de pagamento dos clientes antes de estabelecer limites de crédito e condições de pagamento.
  • Ofereça opções de pagamento flexíveis, que se adequem às necessidades e capacidades financeiras dos clientes.
  • Tenha um canal de comunicação eficaz para lidar com questões relacionadas a pagamentos, prazos e eventuais dificuldades enfrentadas pelo cliente.
  • Ofereça soluções de cobrança proativas e eficazes, como lembretes preventivos, abordagens profissionais para negociações amigáveis e judiciais e acordos de pagamento ou negociações que sejam boas para todos.

Como a HoldBrasil apoia empresas no controle da inadimplência.

A HoldBrasil é uma fintech de recuperação de crédito no setor B2B que tem como objetivo auxiliar seus clientes a solucionar problemas financeiros ligados ao crédito e à inadimplência. 

Confira as soluções oferecidas:

  • Custom Credit Analysis: análise de crédito personalizada com informações completas e confiáveis, de fontes que vão além dos players tradicionais de mercado, realizada por núcleo jurídico e em total compliance com a LGPD. 
  • Preventive Charge Alert: envio de lembretes a clientes antes do vencimento por e-mail, WhatsApp ou SMS para a redução do risco de atraso ou não pagamento de faturas. 
  • Preventive Charge: contato direto com o cliente antes do vencimento, verificando se está tudo em ordem no pedido e lembrando-o da data de pagamento combinada. 
  • Active Charge: etapa de cobrança realizada por profissionais experientes que, com o apoio da tecnologia, recuperam o crédito de forma ágil, assertiva e humanizada. 
  • Legal Tech: controle, sigilo e eficiência em ações legais com o experiente núcleo jurídico da HoldBrasil, composto por equipe própria de advogados, negociadores e paralegais. 
  • International Charge: equipe com domínio jurídico e linguístico que alcança clientes fora do país com agilidade e baixos custos operacionais, reavendo o crédito de forma segura. 

A HoldBrasil é uma empresa de recuperação de crédito que se destaca pela inovação, pela qualidade dos seus serviços, pela eficiência da sua equipe e pela transparência nas suas relações com os clientes. Conheça a HoldBrasil!

 

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