recuperação de crédito para empresas

Qual a importância da recuperação de crédito para as empresas?

Todo empresário sabe que é muito mais difícil (e caro!) conquistar novos clientes do que manter os existentes e, neste cenário, recuperar crédito através de ações respeitosas e humanizadas torna-se importante para manter o consumidor fidelizado: considerando tantos imprevistos que podem acontecer nas famílias, especialmente em momentos de crise como este em que vivemos hoje, nem todo inadimplente é necessariamente um mau pagador.

Todos perdem com o crescente endividamento do brasileiro. Impedidos de consumir, quer seja pela falta de recursos ou pelo impedimento de conseguir novos créditos, os clientes retiram-se do mercado. Para as empresas, além do desequilíbrio em caixa gerado pela inadimplência, soma-se a queda no consumo, interferindo diretamente na saúde financeira do negócio, que pode também entrar em dívidas com seus fornecedores e/ou bancos, cortar vagas de emprego e deixar de crescer. 

A recuperação de crédito deve ser tratada como uma ferramenta cujo foco é resgatar o equilíbrio comercial e não somente o valor devido em si, oferecendo suporte aos clientes inadimplentes para a regularização do débito e mantendo o relacionamento saudável.

Vamos rever as vantagens, e conhecer algumas novas, que dão a devida importância à recuperação de crédito:

  • REEQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO, com o cliente voltando a ter a possibilidade de retornar ao mercado.
  • FIDELIZAÇÃO, caso a recuperação seja efetuada com sucesso e mantendo o relacionamento.
  • FLUXO DE CAIXA POSITIVO, com a recuperação dos valores e maior controle dos riscos de inadimplência.
  • MANUTENÇÃO DO CAPITAL DE GIRO SAUDÁVEL, com o retorno do crédito vendido para restituir o patrimônio.
  • CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO E CRESCIMENTO DA EMPRESA, com uma gestão de riscos e de recuperação de crédito eficientes.

Concluindo, a recuperação de crédito é essencial para a manutenção e desenvolvimento de uma empresa. Por mais rentável que seja, nenhum negócio sobrevive a altos índices de inadimplência e nem tampouco basta investir em inovação ou marketing para crescer se a saúde financeira estiver em desequilíbrio.

Como manter um bom relacionamento, mesmo nesta situação crítica é também importante para o negócio, o processo de recuperação de crédito deve ser tratado com todo o cuidado necessário. Mais do que isso, investir preventivamente, desde a análise criteriosa para a concessão do crédito, até ações de prevenção executadas antes do vencimento, vão ser importantíssimas para reduzir a inadimplência.

A HoldBrasil é uma fintech, uma startup de serviços financeiros, que acredita no poder da inovação, cujo foco é reinventar a relação das empresas com a recuperação de crédito e reduzir ao máximo a inadimplência. Atua na prevenção, contenção e ajuizamento de dívidas com soluções pioneiras em tecnologia, machine learning e inteligência artificial para aumentar o recebimento de seus clientes, compreender as diversas variáveis da dívida e aumentar a probabilidade de recebimento.

O processo de recuperação de crédito realizado por empresas especializadas tem muito mais chances de sucesso, além de serem menos onerosas que a implantação de departamento interno próprio. 

Lembre-se que uma boa gestão de recuperação de crédito atua antes mesmo da inadimplência, através da realização de um trabalho preventivo, e pode chegar até instâncias finais, como no caso de cobranças jurídicas. Saiba com quem contar!

No Comments

Post A Comment