Recuperação de crédito e desenvolvimento empresarial

Recuperação de crédito e desenvolvimento empresarial

Investir em marketing e vendas é apenas parte do que uma empresa deve fazer para desenvolver o seu negócio. Manter o fluxo de caixa saudável e reter clientes, por exemplo, deve ser parte de todas as estratégias de gestão, qualquer que seja o modelo adotado.

E considerando esta afirmativa, temos a recuperação de crédito como o modelo de cobrança capaz de trazer o equilíbrio necessário ao desenvolvimento, pois adota estratégias com objetivos que vão muito além do recebimento de uma dívida.

O economista americano Philip Kotler, considerado por muitos o pai do marketing moderno, defende que “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual” e por isso a recuperação de crédito, com sua principal característica de receber dívidas mantendo um bom relacionamento, é um caminho eficaz para qualquer objetivo mercadológico. 

Veja os benefícios que a recuperação de crédito oferece e que contribuem diretamente para o desenvolvimento do negócio:

Reequilíbrio das relações de consumo

O cliente volta a ter crédito para retornar ao mercado, fazendo o ciclo de consumo aquecer a economia, favorecendo consumidores e empresários.

Fidelização

Uma recuperação bem efetuada recebe a dívida mantendo um bom relacionamento, pois os princípios adotados são ética, transparência e respeito em todas as etapas da cobrança, que tem por prioridade a negociação de forma amigável.

Fluxo de caixa positivo

Recuperação dos valores com mais êxito e maior controle dos riscos de inadimplência, com gestão mais eficiente por meio de dados e inteligência estratégica.

Manutenção do capital de giro saudável

A gestão eficiente da inadimplência, com a adoção de réguas de cobrança, tecnologia e medidas preventivas e contenciosas assertivas é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Como a recuperação de crédito contribui para a manutenção e crescimento da empresa.

Com todos os fatores citados acima, a consequência de uma gestão de riscos e de recuperação de crédito eficientes é o fomento do desenvolvimento do negócio.

Portanto, a recuperação de crédito é o modelo adotado por políticas empresariais que visam a sustentabilidade, independente do tamanho e perfil da empresa, por ser um método amplo e eficaz para:

    • Minimizar a inadimplência e seus impactos;
    • Melhorar a tomada de decisões;
    • Aumentar e reter a carteira de clientes;
    • Apoiar as vendas;
    • Manter a lucratividade;
    • Aumentar a segurança financeira;
    • Propiciar o crescimento do negócio.

Com uma política que adota boas práticas de recuperação de crédito, há menor vulnerabilidade financeira e maior previsibilidade para a gestão dos negócios. 

E se apesar de todos os cuidados, diversos fatores externos ainda interferem diretamente no equilíbrio econômico da empresa e do consumidor, toda ação preventiva é de extrema importância. 

Estas são soluções praticadas pela fintech de recuperação de crédito HoldBrasil na esfera preventiva: Custom Credit Analysis da HoldBrasil,  Preventive Charge e Preventive Charge Alert que agem, assim como os demais serviços prestados, com postura amigável e empática para estabelecer uma conexão que transmita tranquilidade e real interesse em ajudar, facilitando todo o processo de negociação.

As negociações da HoldBrasil têm maior índice de sucesso porque:

  • Têm o maior número possível de informações sobre o inadimplente;
  • Identificam-se o(s) motivo(s) do atraso para traçar a melhor estratégia;
  • Oferecem soluções dentro da realidade do cliente (valores, prazos e condições de pagamento);
  • Oferecem boas propostas desde o início para evitar a inadimplência longa e de maior risco;
  • Fecha acordos vantajosos para ambas as partes;
  • Investe em tecnologia para apoiar com ferramentas, dados precisos e agilidade todas as etapas da recuperação de crédito.

Concluindo, a recuperação de crédito é essencial para a manutenção e desenvolvimento de uma empresa. Por mais rentável que seja, nenhum negócio sobrevive a altos índices de inadimplência e nem tampouco basta investir em marketing para crescer se a saúde financeira estiver em desequilíbrio. Fale com nossos consultores!

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