A importância de contar com especialistas na inadimplência de alto risco
As tentativas de recuperar uma dívida podem ser feitas de várias formas. Políticas bem elaboradas começam com ações preventivas, que migram para tratativas amigáveis e vão para a ação judicial quando necessário (alto risco).
Por ser um processo longo, cansativo e oneroso também para o credor, é uma medida adotada somente em casos extremos. E mesmo quando o processo de recuperação de crédito é feito pelos melhores profissionais, pode ser inevitável chegar a este ponto.
Ação de cobrança ou cobrança judicial nada mais é que cobrar uma dívida através da justiça. Após a negociação, o juiz determina um prazo limite para o pagamento e pode também aplicar punições ao devedor.
As dívidas que podem ser ajuizadas são aluguéis, notas promissórias, duplicatas, cheques, escrituras públicas, contratos de compra e venda, empréstimos, notas fiscais e contratos de fiança.
Estas são as ações judiciais mais comuns:
Execução de Título Extrajudicial: para dívidas de cheques, notas promissórias, duplicatas e contratos assinados por testemunhas, entre outros (títulos executivos extrajudiciais). Como as provas da dívida ficam mais explícitas nestes casos, costumam ser ações mais ágeis.
Ação Monitória: possível também para dívidas vindas de cheques, notas promissórias e duplicatas, é usada quando o documento não preenche os requisitos da lei. Resumidamente, o que não pode ser por execução, entra como ação monitória.
Cobrança Procedimento Comum: é o processo mais demorado, necessário quando não há muitos documentos sobre a dívida e, portanto, somente em juízo será reconhecida a obrigação entre o credor e o devedor.
A ação judicial precisa fazer parte da régua de cobrança de uma empresa, assim como é preciso deixar claro para o cliente que embora a negociação amigável seja a primeira opção, ela não é a única.
O recomendável é que a ação seja realizada por profissionais especializados integrados a advogados. Dessa forma, os processos terão a maior agilidade e assertividade possível, poupando esforços e dinheiro.
Mesmo quando o cliente mantém-se distante e fechado para contato, seu perfil como inadimplente, patrimônio, score e probabilidade de pagamento são alguns exemplos de dados que profissionais podem pesquisar e usar para a elaboração de processos da forma mais consistente possível.
O consultor jurídico também será útil antes mesmo do ajuizamento, podendo analisar se a régua de cobrança foi respeitada, o histórico do cliente (quer seja pessoa jurídica ou física) e outras informações que podem contribuir até mesmo para uma solução amigável no último minuto.
A HoldBrasil e sua solução Legal Tech levam mais segurança aos clientes, com uma representação legal marcada por total transparência das informações, antes, durante e até o fim do processo. Para maior controle, sigilo e eficiência, a HoldBrasil mantém uma equipe própria de advogados, negociadores e paralegais, todos com larga experiência na condução de negociações amigáveis e judiciais.
Entre em contato e saiba como minimizar os impactos de sua cobrança de alto risco.
Sorry, the comment form is closed at this time.